Carnaval Cultural antecipa folia no município
Atividades começam a ser realizadas na próxima segunda-feira, dia 9
No calendário oficial do país, o carnaval só começa no dia 14 de fevereiro, mas pensando em esquentar os foliões para os dias da festa, a Fundação Cultural de Casimiro de Abreu propõe atividades que relembram o carnaval tradicional. A programação do chamado Carnaval Cultural se inicia na próxima segunda-feira, dia 9, com o ensaio aberto do Bloco Só Na Lata, às 20 horas, na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu. No mesmo local, na terça-feira, dia 10, às 20 horas, a folia será comandada pelo Bloco do Jegue que, este ano, debuta nas ruas de Casimiro de Abreu.
O já consagrado Baile da Plataforma acontece na quinta-feira, dia 12, na Casa de Cultura e pretende reunir todas as gerações de foliões da cidade. A Cia. Instrumental e a voz incomparável do músico Zé Maria comandam a folia. A decoração do salão principal da Casa de Cultura fica por conta da exposição “Carnaval”, inaugurada nesta segunda-feira, dia 2, que apresenta a história de grandes sambistas brasileiros.
Na sexta-feira, dia 13, a matinê do Bloco Inocentes da Folia, ritmado pela Sociedade Musical Santa Cecília, se concentra na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, em Barra de São João, às 16 horas. As crianças receberão camisas do Bloco, além de confetes e serpentinas. E, como a folia não pode parar, figuras conhecidas como Casimiro de Abreu, Dercy Gonçalves, Carmem Miranda, o ET que não visitou Casimiro na década de 80 e o saudoso carnavalesco Jadylson Araújo serão alguns dos bonecos gigantes que desfilarão pelas principais ruas da sede, também na sexta-feira, dia 13. A concentração do Bloco da Saudade e Desfile dos Bonecos Gigantes acontece às 20 horas, na área externa da Casa de Cultura.
“Nascido das raízes culturais mais autênticas, o carnaval faz parte da cultura do nosso país e é sem dúvida um dos maiores espetáculos da Terra, certamente o mais importante do Brasil. E, a Fundação Cultural, sabendo a importância que a festa tem para os foliões e para a cidade, tem total interesse em fomentar e preservar blocos de rua, bailes de clube, boi pintadinho e outras manifestações culturais”, afirmou o presidente da Fundação Cultural, Gustavo Marchiori.
Nenhum comentário:
Postar um comentário