sábado, 25 de abril de 2015

No Guamá, crianças e adultos se reúnem para debater políticas públicas

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 24/04/2015 14:42

  • / FÓRUM TERRITORIAL / 24/04/2015 14:42

    O Distrito Administrativo do Guamá (Dagua) recebeu edição do Fórum Territorial da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), na manhã desta sexta-feira (24).


Crianças, adultos e lideranças comunitárias do Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), que engloba 6 bairros da capital - Guamá, Terra Firme, Canudos, Jurunas, Cremação e Condor -, participaram na manhã desta sexta-feira (24), de mais uma edição do Fórum Territorial da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU). O evento, que começou às 9h, ocorreu na Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, localizada na Rua Barão de Igarapé Miri, no Guamá.
Na oportunidade, os moradores da área discutiram assuntos que envolvem os 13 indicadores monitorados pelo PCU, tais como taxa de mortalidade, taxa de nascidos vivos; taxa de homicídios entre adolescentes; taxa de distorção idade-série no ensino fundamental; entre outros relacionados à habitação, educação, saneamento, saúde e mobilidade urbana. 
A capital paraense já é considerada uma das regiões com referência no projeto, com destaque para a atenção que vem sendo dada pela gestão municipal.
Ana Nascimento, Coordenadora Nacional da Plataforma, parabenizou a intensa participação das comunidades da capital no programa. "Belém tem sido um exemplo de participação em cada fórum marcado, pelo compromisso e pela participação da comunidade, que sempre é bem atuante, parabenizo a gestão e todos que estão aqui, crianças, jovens e adultos", disse. "Todos os encontros estão ficando na história", completou.
"Cumprimento as crianças e adolescentes do distrito que estão aqui. O encontro de hoje, é por elas. O fórum está voltado para este público", falou Zenaldo Coutinho, que após o cumprimento às crianças, parabenizou a participação das lideranças comunitárias, que "dedicam seu tempo para o atendimento das necessidades da comunidade".
Após a cerimônia de abertura do fórum, alunas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Guamá homenagearam o Prefeito Zenaldo e os representantes do Unicef. Elas fizeram, ainda, uma leitura em alusão ao Dia do Índio, data celebrada no último dia 19. Um grupo de meninos, também atendidos pelo Cras, participou do evento com a apresentação de uma dança no estilo hip hop.
O fórum contou, ainda, com a presença de titulares das secretarias municipais de Saúde, Educação, Saneamento, Segurança Pública e Urbanismo
Brasília - No próximo dia 8 de maio, acontecerá no Auditório da Organização Panamericana de Saúde (Opas), em Brasília, o encontro chamado de "Momento Estratégico e Reflexão”. A principal proposta do encontro, é discutir a cooperação do Unicef para os próximos cinco anos, e, construir um novo ciclo de programa.
“Entre os Prefeitos das capitais que trabalhamos (Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo), o Prefeito Zenaldo Coutinho foi o único escolhido para participar do evento”, explica o coordenador do escritório do Unicef em Belém, Fábio Moraes. “Nós colocamos Belém, hoje, como a cidade que mais tem avançado no programa. A capital é um exemplo”, conclui Fábio.
A PCU é uma iniciativa nacional, coordenada pelo Unicef, que busca um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e adolescentes. A intenção é garantir maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.
Outras edições do fórum já aconteceram nos distritos do Entroncamento, Icoaraci, Outeiro, Benguí e Barreiro. O próximo debate ocorrerá no Distrito Administrativo de Belém (Dabel), o qual engloba nove bairros da capital.


Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário