Programa Mais Educação prioriza jornada ampliada nos estudos
26/05/2015 17:58:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: João Barreto
A iniciativa atende a mais de dois mil estudantes do Ensino Fundamental
Nesta terça-feira (26), 51 alunos do Colégio Municipal Elza Ibrahim (Ajuda) participaram do Campeonato Interno de Futsal do “Mais Educação”, no Parque da Cidade. A programação esportiva integrou jovens do 6º ao 9º anos e da Educação Especial. Coordenado na unidade pela professora Sebastiana Lourenço, o programa é ministrado para 160 alunos com o desenvolvimento de atividades como grafite, judô, dança, múltiplas vivências esportivas e orientação de estudos e leitura.
A competição foi animada pelos jogadores e torcidas. Além da empolgação, os participantes mostraram habilidades. O aluno João da Silva foi um deles. “Gosto muito do programa. Faço questão de não faltar as aulas”. Todos os alunos que disputaram o torneio receberam medalhas disponibilizadas pela Coordenação de Esportes da Secretaria de Educação.
Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, esta é mais uma programação de incentivo à educação integral voltada para socialização, revelação de talentos e desenvolvimento do ensino.
As escolas participantes do “Mais Educação” desenvolvem as atividades optativas voltadas para os seguintes macrocampos; Acompanhamento Pedagógico; Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital; Cultura, Artes, Educação Patrimonial e Tecnologia, Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária e Criativa; Esporte e Lazer, Educação em Direitos Humanos e Promoção da Saúde.
- O objetivo é atingir a proposta do Ministério da Educação (MEC) de chegar a abrangência de 100% do programa no município. A intenção é a permanência dos alunos na escola no contraturno para aulas extracurriculares -, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
O próximo passo do programa, de acordo com as coordenadoras Flávia Lima e Marise Gonçalves, é realizar programações específicas aos integrantes das escolas que aderem ao programa. A previsão é promover Mostra de Talentos, Copa de Capoeira e Dança, Campeonato de Futebol e Cantata de Natal, evento de culminância do segundo semestre.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad-MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica e secretarias municipais e estaduais de Educação. A operação do programa é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário