terça-feira, 5 de maio de 2015

QUISSAMÃ INICIOU NESTA TERÇA-FEIRA (05) CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

A VACINA ESTÁ À DISPOSIÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA E NO CENTRO DE SAÚDE

Foto: Adilson dos Santos                 Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza                            Foto: Adilson dos SantosA Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Promoção, Proteção e Atenção à Saúde, de Quissamã, iniciou nesta terça-feira (05), a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza. A vacina pode ser aplicada nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, das 8h às 17h.
O público-alvo são crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto, trabalhadores da área da saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas com prescrição médica (respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, imunossupressão, obeso grau lll, transplantados, trissomias), indivíduos com mais de 60 anos, prisioneiros, funcionários do sistema prisional e povos indígenas.
“O objetivo é reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população alvo para a vacinação”, declarou a Coordenadora do Programa de Imunização, Natália Alves que aproveitou para lembrar aos munícipes que no próximo sábado (09), Quissamã fará o “Dia D” da campanha, cuja meta é atingir 80% de cada um dos grupos prioritários.
A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória contagiosa, causada por um novo subtipo de vírus da gripe. Assim como a gripe comum, é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Entre sete e 14 dias, a partir da contaminação pelo novo vírus, os sintomas podem aparecer. Os cuidados médicos devem ser procurados assim que a pessoa apresente febre, tosse e dificuldade respiratória.
É importante que a população em geral siga algumas medidas para tentar reduzir a propagação do vírus. Como lavar as mãos frequentemente, utilizando água e sabão, utilizar álcool gel para desinfecção das mãos, uso de lenços de papel descartável para cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, evitar tocar a boca, olhos e nariz sem lavar as mãos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário