Semana do Bebê intensifica serviços de saúde pública
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 26/05/2015 17:17
Como parte das programações da IV Semana do Bebê em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realiza várias atividades simultâneas em Unidades Municipais de Saúde (UMS) e Estratégias Saúde da Família (UESF). Na manhã de hoje, 26, as UMS’s intensificaram a vacinação que previne contra tuberculose, conhecida como BCG.
Na unidade da Sacramenta, a procura pela vacina foi intensa, assim como a procura pelas consultas no Programa de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Proame), um serviço de saúde pública, de atendimento ambulatorial, com atuação de uma equipe multidisciplinar que acompanha o crescimento e o desenvolvimento de crianças, orientando e incentivando as mães para que alimentem seus filhos exclusivamente com leite materno durante esse período.
A dona de casa Kelen Moraes, que levou a filha Fabiane Caroline, 9 meses, para uma consulta no programa, aproveitou para atualizar as vacinas que ainda faltavam para a filha. “Hoje ela tomou a vacina para gripe e febre amarela. Eu também aproveitei para conversar com a nutricionista. Tirei várias dúvidas sobre alimentação e amamentação, além de pesar e medir a Fabiane”, pontuou Kelen.
A nutricionista Cintia Peralta Rodrigues, conta que todas as grávidas e mães de recém-nascidos chegam ao Proame com muitas dúvidas, mas que são logo sanadas a partir da primeira consulta. “Aqui nós damos orientações sobre os cuidados básicos de higiene. Reforçamos aleitamento materno exclusivo e também aproveitamos para pesar e medir a criança, além de pontuar com a mãe sobre o tempo que a criança deve mamar”, explica a nutricionista.
O titular da Sesma, Sergio de Amorim Figueiredo, reforça a importância da procura pelas consultas durante o pré-natal, pós-parto e desenvolvimento do bebê. “Realizar o pré-natal regularmente é um direito das mulheres grávidas. Nós entendemos que é necessário que as futuras mães tenham o suporte garantido nas UMS, por isso, incentivamos não somente na semana do bebê, mas regularmente para que as grávidas e mães tenham o acompanhamento médico necessário e mantenham em dia os exames complementares tanto na gravidez quanto para os bebês”, alerta o secretário.
Texto: Kezia Carvalho
Foto: Ascom Sesma
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)
Foto: Ascom Sesma
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário