segunda-feira, 23 de novembro de 2015

CENTRO CULTURAL SOBRADINHO COMEMORA DIA NACIONAL DE ZUMBI E DA CONSCIÊNCIA NEGRA

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM CULTURA E TURISMO

O EVENTO OCORREU NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA (20), COM APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DAS OFICINAS DE ARTES

Foto: Divulgação Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra - Foto: DivulgaçãoA Coordenadoria de Cultura e Turismo de Quissamã, por meio do Centro Cultural Sobradinho, realizou na tarde desta quinta-feira (20), apresentação com os alunos das oficinas de danças afros, capoeira, percussão, violão, bateria e do Jongo Mirim de Machadinha, para comemorar Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
O dia foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
O objetivo do evento é chamar a atenção para as violações aos direitos da população negra, o enfrentamento do racismo, mais oportunidades para ascensão socioeconômica dos afro-brasileiros, entre outros temas, além de celebrar as conquistas ao longo dos anos.
A Diretora do Centro Cultural Sobradinho, Maria do Carmo de Barcelos, falou sobre a importância da data e principalmente, de não deixar que ela caia no esquecimento, ainda mais num município como Quissamã, onde suas raízes são tão ligadas à luta pelos direitos dos negros.
“A data serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar valorizando a cultura afro-brasileira”, declarou Maria do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário