sexta-feira, 6 de novembro de 2015

LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE ESCRAVIDÃO É SUCESSO EM QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM CULTURA E TURISMO

AUTOR É PROFESSOR DO MUNICÍPIO E APRESENTOU O TÍTULO NA QUINTA-FEIRA (05), NO SOBRADINHO

Foto: DivulgaçãoLançamento Livro Escravidão Vale do Café - Foto: DivulgaçãoNa noite de quinta-feira (05), o Centro Cultural Sobradinho de Quissamã esteve em festa. O lançamento do livro “Escravidão no Vale do Café: Vassouras. Senhores e Escravos em 1838”, do professor de História da Rede Municipal de Ensino, Eliseu Vargas, foi um sucesso. O evento contou com a participação de estudantes e professores do município, familiares e amigos do autor. A secretária de Governo, Isabel Pessanha e a de Educação Francisca Celina e o Coordenador de Cultura e Turismo, Valdeí dos Santos prestigiaram o evento.
Antes da sessão de autógrafos, o professor Eliseu Vargas falou um pouco de sua trajetória até o lançamento do livro, que é fruto de sua dissertação de mestrado, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. O jovem escritor também agradeceu a todos que colaboraram direta e indiretamente nesse processo.
Ele destacou que o incentivo conjunto das secretarias de Educação e Governo e da coordenadoria de Cultura e Turismo foi fundamental para a realização do evento. Em especial, também citou o apoio da sua professora orientadora de História, na Rede Municipal de Ensino de Quissamã, Mara Cristina Azeredo Ferreira.
“Foi um período difícil, pois tive que conciliar as distâncias entre a universidade em Seropédica e meu trabalho em Quissamã, mas no final deu tudo certo. Sem o apoio de todos vocês tudo isso aqui não seria possível”, acrescentou. O livro fala da história sobre a escravidão no período de governo regencial de 1838, em Vassouras. Segundo a obra, foi uma época de muitos conflitos entre senhores e escravos.
A secretária de Educação de Quissamã, Francisca Celina, destacou que é uma felicidade ter no corpo docente do município, pessoas compenetradas em preservar nossa história e registrar em livro. “Temos que dar sempre apoio às pessoas que dedicam parte do seu tempo à leitura ou qualquer outro tipo de arte, principalmente, porque hoje vivemos num mundo virtual. Trabalhos como esse do Eliseu são gratificantes para nós e um forte incentivo para nossos professores e alunos”, concluiu.
A noite também contou com a apresentação das alunas da prof.ª Dalva Pessanha, da oficina de Dança do Centro Cultural Sobradinho, com a coreografia “Balé Mulato”, que teve participação do professor de capoeira Leonardo Andrade. Ao final do evento, o escritor Eliseu Vargas ainda se apresentou com a banda de amigos, professores do CIEP Brizolão 465 – Dr. Amilcar Pereira da Silva.

GALERIA DE FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário