MUNICÍPIO É CONTEMPLADO COM EDITAIS CULTURAIS
OS PROJETOS SELECIONADOS SERÃO EXECUTADOS A PARTIR DE JANEIRO DE 2016
O Edital é destinado para projetos culturais elaborados por (ou direcionados a) jovens com entre 15 a 29 anos, que aconteçam em territórios periféricos de todo o Estado do Rio de Janeiro. Serão premiados até 102 (cento e duas) propostas de R$ 12.000,00 (doze mil reais) cada, e os projetos selecionados já vão contar com os recursos a partir de Janeiro de 2016 para iniciar suas atividades.
De acordo com o Coordenador de Cultura e Turismo, Valdeí dos Santos, a prefeitura está atenta realização desses editais. “A Coordenadoria vem auxiliando os diversos grupos culturais locais, em editais que fomentam o desenvolvimento da comunidade periférica e das manifestações tradicionais, com intuito de fortalecê-los”, salientou.
Os projetos inscritos pelo município atendem demandas diferentes, mas tem como base o fomento da cultura nas comunidades nas quais estão inseridos. São eles: “Q' Batuque – 10 Anos de Ritmos e Batucadas”, “Machadinha – Refletindo e Compartilhando suas Raízes” e “Boi Malhadinho – Brincadeira, Cultura e Tradição”.
No caso do Q’ Batuque, que será realizado no bairro de Santa Catarina, a proposta visa manter o projeto de forma mais regular, estimular o ingresso de novos alunos, valorizar o grupo, através de apresentações já pré-agendadas, oportunizar a troca de experiências intergeracionais, e integrar os alunos às oficinas de música do Sobradinho. As aulas vão acontecer uma vez por semana com previsão de quatro apresentações anuais
De acordo com a arquiteta e assessora da Coordenadoria, Mariana Barcelos, para Machadinha a ideia é discutir com a comunidade quilombola as questões das minorias, das diferenças e dos preconceitos, sensibilizando-os e conscientizando-os sobre a importância da existência e da permanência deles no local de origem, assim como, entre os jovens, manter a tradição do Jongo com auxílio dos mestres ainda vivos. As aulas vão acontecer uma vez por semana (sábado) e estão previstas, a compra de instrumentos e a confecção de roupas para o jongo mirim.
Outra tradição contemplada é a do Boi Malhadinho que conta em sua proposta com a organização dos bois malhadinhos de Quissamã, através de uma associação, com intuito de facilitar a captação de recursos, além de fomentar esta atividade cultural, tradicional e popular, que se mantém viva no município. Os bois que estão à frente desta organização, são: Surubim, do Centro e o Imperador do bairro Santa Catarina. O projeto prevê a compra de instrumentos e a realização de serviços administrativos para legalização da associação.
O programa “Favela Criativa”, da Secretaria de Estado de Cultura – SEC/RJ é resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada que juntos desenvolvem ações que oferecem a jovens agentes culturais, formação artística e especialização em gestão cultural, além de estabelecer canais de diálogo entre esses agentes e possíveis parceiros e patrocinadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário