QUISSAMÃ DISCUTE PLANO MUNICIPAL DE CULTURA
MUNICÍPIO JÁ ADERIU AO TERMO DE COMPROMISSO
Também foi definido o calendário de trabalho e do acompanhamento do representante da SEC, que tem o papel de “dinamizador” nesse processo, oferecendo ao município toda assistência técnica necessária para o auxílio na elaboração do PMC.
De acordo com Fernando Luiz Silva Chagas, a SEC está priorizando a ação de fortalecimento dos sistemas municipais de Cultura no estado, para a consolidação de políticas culturais, tendo como meta inicial estabelecer o PMC em 40 municípios. “O Rio de Janeiro é o primeiro estado no país a realizar este tipo de ação visando o estímulo à criação dos planos de cultura”, justificou.
O Coordenador de Cultura e Turismo, Valdeí dos Santos, explica que essa ação é prevista para todos os municípios que aderiram ao Termo de Compromisso para receber a metodologia de apoio aos Sistemas Municipais de Cultura. “Quissamã assinou esse termo, por isso, estamos caminhando nesse processo que vai definir as ações relativas à cultura no nosso município pelos próximos dez anos”, explicou.
Todo esse processo teve início com adesão de Quissamã ao Sistema Nacional de Cultura, instituído pela Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010, que tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo (até 2020), voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Diversidade que se expressa em práticas, serviços e bens artísticos e culturais determinantes para o exercício da cidadania, à expressão simbólica e o desenvolvimento socioeconômico do país.
Curso – O coordenador Valdeí dos Santos está participando do Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais, ofertado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
A capacitação faz parte das linhas de ação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios – PADEC, através de um convênio da Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério da Cultura, que incentiva a qualificação da gestão cultural.
O curso visa capacitar 390 gestores públicos, conselheiros de cultura, agentes e animadores culturais das 10 regiões do Estado do Rio de Janeiro, em consonância com os novos paradigmas de gestão cultural, como parte essencial do processo de consolidação e de consecução, respectivamente, dos Sistemas Nacional, Estadual, e Municipais de Cultura, e dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Cultura.
A edição 2015 do Padec tem como foco três linhas de ação para o desenvolvimento da cultura no estado. Uma delas é o Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais e além de qualificar seus gestores, os municípios podem apresentar propostas para melhoria de equipamentos culturais como teatros, cineclubes, espaços multiuso e de cinema. O município também está participando com o edital de equipamento para o Cine Quissamã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário