terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Professor da rede municipal vai participar de curso nos EUA

05/01/2016 10:11:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Professor abraçado aos alunos em pé em sala de aula
Foto: Divulgação
Objetivo será trazer novas experiências educacionais para Macaé
O professor de língua inglesa da rede municipal, Carlos Fabiano de Souza, é um dos 75 selecionados do país para participar do programa de capacitação nas instituições associadas ao Northern Virginia Community College (NOVA), nos Estados Unidos, a partir de 15 de janeiro. O curso no exterior faz parte de programa do Governo Federal, que recebeu inscrições de 150 projetos de professores de todo o país.
O intercâmbio é uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Durante oito semanas, o professor do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro (Aeroporto) vai participar de oficinas e cursos com o objetivo de compartilhar vivências da rede municipal e conhecer pesquisas. O estágio nos EUA segue até o dia 13 de março.

Carlos Fabiano de Souza, que também leciona no Instituto Federal Fluminense (IFF) de Cabo Frio, está na lista de 75 professores que foram selecionados por meio de edital. Eles apresentaram proposta de trabalho para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, por período mínimo de um ano, nas escolas da rede pública em que atuam.

A seleção dos professores seguiu a determinação do programa Idiomas sem Fronteiras, que prevê a realização do exame internacional Toefl (Test of English as a Foreign Language/ Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira). “Estou satisfeito em ser aprovado. Esta é a oportunidade de dar visibilidade nos Estados Unidos às práticas de ensino aliadas a pesquisas voltadas para Educação Básica”, ressaltou Carlos.

Como contrapartida do intercâmbio no exterior, o professor da rede municipal vai multiplicar os conhecimentos em Macaé e preparar material didático, que será utilizado junto aos alunos da Educação Básica. Todas as práticas executadas no ensino municipal serão apresentadas para a coordenação do programa ligado a uma das unidades do Northern Virginia Community College, nos Estados Unidos.

Para Carlos Fabiano, a oportunidade do curso visa contribuir com a formação dos alunos. “Com certeza a minha ida vai impactar diretamente no meu fazer docente na rede municipal de Macaé, tendo em vista que um dos objetivos do programa é compartilhar experiências de ensino-aprendizagem de inglês como segunda língua, propondo atividades que estimulem a participação do aluno em sala de aula, o uso de recursos on-line e de outras ferramentas na formação continuada de professores, na preparação de novas metodologias e materiais para uso em sala de aula”, destacou.

O financiamento concedido faz parte dos recursos investidos pelo Governo Federal, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Ministério da Educação (CAPES – MEC). A meta é apoiar estudos em instituição de excelência, com vistas ao incremento do intercâmbio técnico-científico e consequente internacionalização de pesquisadores brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário