terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Rede municipal de educação traça projetos para volta às aulas

05/01/2016 15:01:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de alunos em sala de aula
Foto: Arquivo Secom
Prefeitura quer todas as crianças nas salas de aula
A rede municipal de educação se prepara para as atividades e projetos que serão desenvolvidos a partir do dia 15 de fevereiro, com a volta às aulas. Serão 201 dias letivos determinados pelo Ministério da Educação. Os professores retornarão às escolas no dia primeiro de fevereiro, início das atividades pedagógicas nas unidades escolares. Já nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, está previsto o Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe), primeira formação especial do ano letivo.
- Todas as equipes pedagógicas das subsecretarias de Educação estão concluindo balanços e dados sobre projetos, estratégias e mecanismos pedagógicos que serão executados na rede municipal de ensino no decorrer deste ano - ressaltou o secretário de Educação, Guto Garcia. Ele anunciou ainda que com a volta às aulas, a rede municipal vai inaugurar duas novas escolas.

O ensino municipal segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que assegura o cumprimento dos dias letivos e estabelece que a Educação Básica seja organizada com carga horária mínima anual de 800 horas.

Neste ano letivo, em virtude das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o calendário de férias do meado do ano terá alteração para os dias primeiro a 12 de agosto. O cronograma letivo deste ano foi elaborado com intenção de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino das escolas municipais.

No calendário das escolas constam datas destinadas à culminância de projetos organizados e executados pela equipe gestora com a participação efetiva dos alunos e professores, além da apreciação da comunidade escolar e acompanhamento da Secretaria de Educação.

Como um dos destaques do calendário letivo está o dia 25 de maio (dia Nacional do Censo Escolar), data de referência para informações do censo escolar: instrumento norteador das políticas públicas que visam traçar um panorama nacional de Educação Básica.

Os dados coletados são fundamentais para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, os quais colaboram para a implementação de políticas públicas no sistema do ensino. A finalidade do sistema do censo escolar é levantar dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país.

Com a volta às aulas, a equipe gestora da unidade deve ficar atenta ao cumprimento do calendário escolar, carga horária, trabalho dos educadores e reposição de dias letivos e conteúdos, em caso de qualquer eventualidade. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, uma das atividades é a aproximação entre a família e a escola com atividades específicas e reuniões periódicas de pais e responsáveis legais.

O calendário escolar, se necessário, poderá sofrer alteração ou adequação, em conformidade com as peculiaridades e atividades previstas nas unidades municipais, desde que dentro do bimestre e com acompanhamento e autorização da Secretaria de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário