Rede municipal de educação traça projetos para volta às aulas
05/01/2016 15:01:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Arquivo Secom
Prefeitura quer todas as crianças nas salas de aula
- Todas as equipes pedagógicas das subsecretarias de Educação estão concluindo balanços e dados sobre projetos, estratégias e mecanismos pedagógicos que serão executados na rede municipal de ensino no decorrer deste ano - ressaltou o secretário de Educação, Guto Garcia. Ele anunciou ainda que com a volta às aulas, a rede municipal vai inaugurar duas novas escolas.
O ensino municipal segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que assegura o cumprimento dos dias letivos e estabelece que a Educação Básica seja organizada com carga horária mínima anual de 800 horas.
Neste ano letivo, em virtude das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o calendário de férias do meado do ano terá alteração para os dias primeiro a 12 de agosto. O cronograma letivo deste ano foi elaborado com intenção de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino das escolas municipais.
No calendário das escolas constam datas destinadas à culminância de projetos organizados e executados pela equipe gestora com a participação efetiva dos alunos e professores, além da apreciação da comunidade escolar e acompanhamento da Secretaria de Educação.
Como um dos destaques do calendário letivo está o dia 25 de maio (dia Nacional do Censo Escolar), data de referência para informações do censo escolar: instrumento norteador das políticas públicas que visam traçar um panorama nacional de Educação Básica.
Os dados coletados são fundamentais para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, os quais colaboram para a implementação de políticas públicas no sistema do ensino. A finalidade do sistema do censo escolar é levantar dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país.
Com a volta às aulas, a equipe gestora da unidade deve ficar atenta ao cumprimento do calendário escolar, carga horária, trabalho dos educadores e reposição de dias letivos e conteúdos, em caso de qualquer eventualidade. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, uma das atividades é a aproximação entre a família e a escola com atividades específicas e reuniões periódicas de pais e responsáveis legais.
O calendário escolar, se necessário, poderá sofrer alteração ou adequação, em conformidade com as peculiaridades e atividades previstas nas unidades municipais, desde que dentro do bimestre e com acompanhamento e autorização da Secretaria de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário