terça-feira, 24 de maio de 2016

Investimentos possibilitam avanço da Educação em Casimiro de Abreu

Resultados aparecem com a construção de cinco escolas e três creches, além de projetos pedagógicos do município

Investimentos possibilitam avanço da Educação em Casimiro de Abreu
Foto: Vitor Nantes
Escola Santa Luzia, em Professor Souza, está entre as unidades construídas
Investimentos possibilitam avanço da Educação em Casimiro de Abreu
Foto: Vitor Nantes
Formação continuada dos professores acontece regularmente
Investimentos possibilitam avanço da Educação em Casimiro de Abreu
Foto: Magno Lopes
A aluna Rafaela Marques comemora os result ados nos estudos
Investimentos possibilitam avanço da Educação em Casimiro de Abreu
Foto: Carolina Gomes
Projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos frequentemente com alunos
Da merenda escolar a infraestrutura, sem se esquecer da formação continuada dos professores. A Educação em Casimiro de Abreu ganhou investimentos significativos nos últimos sete anos. Na Rede Municipal já são quatro novas escolas entregues e uma, no distrito Barra de São João está em fase final de conclusão . Além disso, o distrito de Rio Dourado ganhou sua primeira creche, e Barra, a primeira creche própria dentro da história do município. E para este ano, a população de Casimiro de Abreu vai contar com mais uma, no bairro São Sebastião. Recentemente, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015 mostrou que a cidade está no caminho certo: a Educação de Casimiro de Abreu ficou entre as três melhores de sua região. 

"Em cada ação nos preocupamos com as melhorias, tanto para os professores quanto para os alunos. Fomos o segundo município do Estado a elaborar o Plano Municipal de Educação, que vai nortear as políticas públicas neste setor pelos próximos dez anos. Isso mostra o nosso comprometimento com essa área que é tão importante para o nosso País", disse o prefeito Antônio Marcos. 

Além das oito unidades de ensino, o crescimento no número de professores foi uma das marcas da Atual Administração. Enquanto em dezembro de 2008, o município contava com 433 docentes, hoje, são 570, ou seja 137 professores a mais na rede pública. Ao longo dos últimos anos, eles não só receberam melhores condições de trabalho com a reforma das unidades e climatização das mesmas, mas, também, participam constantemente de cursos de formação continuada. O maior deles é o Biênio da Educação, realizado em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Entretanto, os conhecimentos chegaram ainda por meio do Laboratório da Educação e Programa da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). 

INCLUSÃO - O Município inseriu a tecnologia na sala de aula. Além disso, criou cinco novos laboratórios de informática e o Sistema Betha Educação possibilitou o serviço de consulta de dados dos estudantes pela internet. Já o projeto Um Computador por Aluno (UCA) forneceu 550 notebooks para os estudantes matriculados na Escola Pastor Abel de Souza Lyrio. Ao mesmo tempo, 150 tablets estão disponíveis aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

O transporte escolar também teve melhorias. Somente nos últimos anos foram cinco novos ônibus adquiridos, possibilitando o acesso dos jovens às unidades. De acordo com a secretária de Educação, Sônia Coêlho, todas as ações estratégicas executadas são reavaliadas constantemente. Resultados que chegam através do Diagnóstico Educacional e, também, de outros como Provinha Brasil e Saerjinho. "Eles norteiam as nossas ações para garantir, sobretudo, o melhor desenvolvimento pedagógico", disse. 

Para cumprir a missão de incluir, a cidade tem reforçado a educação especial de jovens e adultos. Por outro lado, o projeto correção de fluxo eleva a autoestima dos estudantes ao corrigir a defasagem entre idade. Os estudantes recebem material próprio e acompanhamento personalizado para alcançarem a série adequada à sua idade. É o caso da aluna Rafaela Marques, de 11 anos, que tem revelado muito desempenho com o apoio do professor. "Tenho me esforçado e evoluído para voltar a estudar na mesma série com minhas amigas no CIEP". 

MAIS INCENTIVOS - A merenda escolar foi alvo de constantes melhorias. A cada ano novos produtos são inseridos na alimentação dos alunos, que é rigorosamente balanceada por nutricionistas da Secretaria de Educação. O exemplo são itens como abobrinha, mel, peixe e goiaba. Esse incremento foi possível, em grande parte, por meio da parceria feita com a agricultura familiar. Em alguns anos, o município chegou a adquirir mais de 40% dos alimentos vindo destes produtores rurais, percentual bem superior aos 30% exigidos pelo Governo Federal. 

Se a leitura é a base do ensino, Casimiro de Abreu tem feito bem o dever de casa. Até este ano foram inauguradas 15 salas de leitura. Este estímulo ultrapassa os muros das escolas com os projetos Piquenique Literário, Livros sobre Rodas, Sacola Literária, Muda Mundo, entre outros. A maioria deles colabora por reforçar o acervo das bibliotecas. 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Para gerar oportunidade de inserção em cursos técnicos, a Prefeitura firmou convênio com o Instituto Federal Fluminense (IFF), que garantiu a formação técnica com certificação federal. O mesmo acontece com as qualificações oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Junto a isso, são oferecidos descontos em faculdades da região e também em cursos de idiomas aos servidores, dependentes e, em alguns casos, para os moradores em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário