COI confirma participação de 271 atletas russos para a Olimpíada do Rio
Com a decisão, a Rússia terá cerca de 70% dos 389 atletas convocados primeiramente
© Sergei Karpukhin/Reuters
MUNDO ANTIDOPINGHÁ 2 HORASPOR NOTÍCIAS AO MINUTO
Em anúncio ocorrido nesta quinta-feira (4), o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou a participação de 271 atletas russos, entre homens e mulheres, nos Jogos Olímpicos Rio-2016. A comissão que revisou e julgou o caso foi formado por Ugur Erdener (presidente da comissão e presidente da comissão médica e científica), Claudia Bokel (presidente da comissão dos atletas) e Juan Antonio Samaranch, membros do Conselho Executivo da entidade, segundo o Globo Esportes.
PUB
Com a decisão, a Rússia terá cerca de 70% dos 389 atletas convocados primeiramente. O COI havia delegado às federações de cada esporte a decisão de banir ou liberar os esportistas russos. Mesmo assim, o Comitê Internacional criou uma série de condições para que a Rússia fosse liberada para a Olimpíada.
Nesta semana, diversas federações comunicaram suas decisões em relação ao caso dos russos. Boxeadores, judocas e atletas de tiro foram liberados de última hora. O atletismo e levantamento de peso do país, no entanto, seguem banidos.
O presidente do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zhukov, afirmou que a delegação de se país será a mais limpa dos Jogos do Rio e lamentou o que chamou de injustiça cometida contra atletas limpos banidos.
"Nenhum país passou por um sistema tão rigoroso quanto os nossos atletas. Nenhum atleta de nenhum país, teve as regras mudadas para banir quem já foi pego alguma vez em antidoping. Atletas como Yelena Isinbayeva estão totalmente limpos. Isso é um injustiça evidente" disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário