Porto Alegre homenageia sete italianos com nomes de ruas
06/08/2016 19:46:46
O prefeito José Fortunati, junto com a primeira dama e deputada estadual Regina Becker Fortunati, participou neste sábado, 6, da apresentação das placas de sete ruas da zona Norte da Capital, batizadas com o nome de italianos da região de Morano Calabro (Calábria - Itália). O evento foi realizado na Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul, no bairro Bom Fim, e reuniu familiares dos homenageados e a comunidade de descendentes de calabreses que vivem em Porto Alegre. O músico Fabiano La Falce abriu a solenidade tocando e cantando os hinos do Brasil e da Itália.
Fortunati destacou a importância dos italianos que foram homenageados. "São cidadãos que escolheram a nossa cidade para viver, para criar suas famílias e para trabalhar. Foram muito importantes para o desenvolvimento de Porto Alegre, assim como seus descendentes continuam nos dando muito orgulho", afirmou o prefeito.
Também participaram do evento o cônsul geral da Itália, Nicola Occhipinti, e representantes da comunidade italiana na Capital.
Cidades-irmãs – A capital gaúcha e Morano Calabro são cidades-irmãs pelo acordo firmado em 1982. Na ocasião, Porto Alegre recebeu a visita do prefeito de Morano, Gaetano Santagada. Aproximadamente 20 mil moraneses ou descendentes desta região residem em Porto Alegre.
Os homenageados
José Barletta Celia – comerciante moranês
Fundou junto com seus irmãos, a empresa de atacado e varejo atuante no segmento de tecidos, chamada Célia Irmãos, localizada na tradicional Rua da Praia, que por longos anos desempenhou destaque no segmento. José Barletta Celia desenvolveu concomitantemente ao seu trabalho profissional atividades sociais e religiosas no bairro Glória.
Francesco Giuseppe Rosito - líder empresarial moranês
Administrador do açougue Bela Vista, de propriedade de sua família, que por atender com trato diferenciado aos clientes e pela qualidade das carnes, tornou-se liderança neste setor porto-alegrense. Francesco fundou a Associação dos Retalhistas de Carne Verde, exercendo por vários anos a presidência daquela instituição e sendo um dos responsáveis pela introdução do S/A Frigorífico Anglo na Capital.
Frederico Barletta Celia – benemérito empreendedor católico
Um dos irmãos fundadores da empresa Celia Irmãos, do segmento de varejo e atacado de tecidos, desenvolveu no bairro Glória uma forte atividade comunitária e religiosa. Frederico foi uma liderança católica que usou sua influência junto aos Irmãos Maristas para ajudar a fundação do Ginásio Assunção. Também foi um dos fundadores do Colégio Normal da Nossa Senhora da Glória, das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e ajudou decisivamente na construção da Igreja dos Navegantes e do Hospital em Tramandaí.
Januário Severino - empreendedor moranês
Presidente do Centro Ítalo-Brasileiro, durante sua gestão passou a oferecer curso de língua italiana e venceu o desafio de recuperar financeiramente a entidade. Januário foi empreendedor de sucesso, proprietário de loja de calçados, relojoaria e tabaco e agência lotérica.
Carmine Severino – entusiasta da imigração moranesa.
Proprietário de uma tradicional cafeteria na avenida Borges de Medeiros, posteriormente abriu uma loja de artigos de couro. Carmine foi integrante da diretoria que fundou a Sociedade Italiana do RS, sendo presidente por dois mandatos. Entusiasta da integração da colônia moranesa em Porto Alegre, foi um dos membros do grupo que ajudou na fundação do Centro Calabrese Del RS, além de ter sido diretor social do Comitês, órgão que representa os italianos que residem fora da Italia.
Giacomino Severino – empreendedor moranês.
Fundou sua tabacaria e lotérica, na rua Voluntários da Pátria, que após anos virou relojoaria e ótica Severini. Muito ligado as origens Giacomino foi um dos fundadores do Centro Calabrese Del RS, criado com o intuito de manter as tradições trazidas da Calábria e aproximar os patrícios moraneses e seus descendentes. Participou ativamente na realização de eventos relacionados a cultura moranesa, como a Festa de Nossa Senhora do Carmo e a Serata Italiana.
Luigi Santagada – empreendedor e líder comunitário calabrês
Dono de açougue no bairro Glória, era um líder comunitário apelidado de “funcionário do DMLU”, devido ao seu costume de varrer calçadas e limpar bocas-de-lobo durante as fortes chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário