Educação apresenta calendário letivo 2017
27/12/2016 12:16:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Bruno Campos
Volta às aulas da rede municipal será no dia 6 de fevereiro
Para o mês de janeiro, a rede municipal vai traçar detalhes de projetos pedagógicos que visam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e vai cumprir o calendário letivo que garante para a Educação Básica o cumprimento de, no mínimo, 202 dias letivos determinados pelo Ministério da Educação.
Com a volta às aulas, a equipe gestora de cada unidade será responsável pelo cumprimento do calendário escolar, carga horária, trabalho dos educadores e cumprimento da reposição de dias letivos e conteúdos, em caso de qualquer eventualidade.
Os pais e responsáveis devem estar atentos. É considerado dia letivo o período destinado ao desenvolvimento de atividades regulares nas salas de aula, programações didático-pedagógicas constantes no Plano de Desenvolvimento da Escola e na proposta pedagógica, além de eventos previstos pela Secretaria de Educação sob orientação e acompanhamento dos professores e apuração da frequência dos alunos. Se necessário, o calendário poderá sofrer alteração ou adequação, em conformidade com as peculiaridades locais e atividades previstas na unidade municipal, desde que dentro do bimestre, com acompanhamento da Secretaria de Educação e Coordenação de Regulação da Educação Básica e Dados Educacionais.
No ano letivo de 2017, a rede municipal continuará priorizando o censo escolar, instrumento norteador das políticas públicas que conta preenchimento de dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país das redes federal, estaduais e municipais e da rede privada. Na rede municipal, a data de referência para o registro das informações será no dia 31 de maio.
Datas - O calendário com eventos e atividades nas escolas contará com programações voltadas ao desenvolvimento do aluno e formação integral em áreas como esporte, ciências e artes. Na agenda das escolas também constam datas reservadas à culminância de projetos organizados e executados pela equipe gestora com participação efetiva dos alunos e professores, acompanhamento da Secretaria de Educação, além do envolvimento e apreciação da comunidade escolar.
O cronograma tem início, dia 21 de março, com a realização da I Mostra de Artes Negras. Ainda no primeiro semestre, haverá Jogos Estudantis das Escolas Municipais de Corfebol e o II Festival de Dança Estudantil Indígena, no mês de abril. Os professores e estudantes também terão na agenda os Jogos Estudantis das Escolas Municipais de Xadrez, em abril, e I Festival de Música Estudantil, em maio. Em junho, acontecerá os Jogos Estudantis das Escolas Municipais com alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Haverá o recesso entre os dias 14 a 28 de julho. O segundo semestre será marcado pela etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica e participação na comemoração do aniversário da cidade. Em agosto, acontecerá o Literarte com apresentação de trabalhos artísticos produzidos pelos alunos nas salas de aula. Os estudantes participarão, em setembro, do desfile cívico, Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM) para alunos do 6º ao 9º ano, Feira de Ciências de Macaé (Fecimac) e programação "Carucango-Resgatando Identidades". Em outubro, serão realizadas atividades como II Semana da Criança, Jogos Estudantis das Escolas Municipais (2º segmento) e II Encontro de Bandas Escolares. Em novembro, II Festival de Dança Estudantil Africana e Afrobrasileira, Encontro de Capoeira , Mostra Cultural Infantil e JEEM de Futsal e, o mês de dezembro será movimentado pelo Torneio de Robótica First Lego League (FLL).
Os pais que tiveram dúvidas quanto ao calendário letivo podem acessar o Portal do Aluno, já disponível no site da prefeitura: www.macae.rj.gov.br ou ligar para o setor da Ouvidoria da Secretaria de Educação que atende pelo número 2762-2373.
Nenhum comentário:
Postar um comentário