Governo comemora superação de meta de atendimentos realizados pela Central de Interpretação de Libras e a expansão do Projeto Travessia
Neste sábado, dia 3 de dezembro é celebrado o dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em comemoração ao término da década 1983-1992 e que estimula a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência.
“Nós temos marcas muito importantes este ano. Ainda não se pode falar em comemorar a data, mas estamos caminhando para ter mais motivos de alegria, alguns deles são superação da meta de atendimentos realizados pela Central de Interpretação de Libras (CIL), que era de 600 em um ano e conseguimos realizar a marca de mais de 700 ainda em outubro, e a expansão do Projeto Travessia para cadeirantes, crianças com microcefalia e cegos, além de iniciar o serviço também na região tocantina”, explica a secretária-adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Beatriz de Carvalho e Silva.
Entre as ações realizadas durante todo o ano muitas delas só puderam ser possíveis através da transversalidade das políticas para os atendimentos às pessoas com deficiências que envolvem vários órgãos estaduais, como a Agência de Mobilidade Urbana (MOB), que desenvolve o projeto travessia; A Secretaria de Trabalho e Renda (Setres), que mantém ativo o Grupo de Trabalho “Mulher com deficiência e trabalho”, que capacita os servidores de órgãos que estão na linha de frente de atendimento como Procon e Viva, a realizarem atendimento adequado e humanizado à pessoa com deficiência que precisarem de seus serviços.
Além de serviços, o Governo também tem priorizado as ações de cunho regulatório, ou seja, ações que estimulem e fiscalizem o cumprimento da Lei Brasileira da Inclusão. Entre as de maior destaque estão a realização do Seminários de Disseminação da Lei Brasileira da Inclusão/Política da Pessoa com Deficiência, que contou com a participação de gestores públicos, empresários e pessoas com deficiência; reativação e manutenção do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência; mobilização para construção do Plano Estadual de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência; a construção da agenda conjunta com movimentos sociais e conselhos, instituindo as ações do Dia da Mulher (McD), a reativação dos Conselhos Municipais e de organizações de pessoas com deficiência, apoio ao paradesporto e a realização de atividades culturais inclusivas.
Projeto Travessia
Iniciado em fevereiro deste ano, o Travessia já atendeu cadeirantes, crianças com microcefalia e portadores de deficiência visual aproximadamente 5 mil vezes desde sua criação, em fevereiro deste ano.
Sempre inovando e garantindo o direito de ir e vir dos maranhenses portadores de necessidades especiais, o projeto foi reconhecido rescendente por seu resultado positivo se apresentando como case de sucesso no XIX Congresso Latinoamericano de Transporte Público e Urbano, em Montevidéu, no Uruguai. Lá, o projeto mostrou como vem buscando novas possibilidades para a acessibilidade no Maranhão.
Nos últimos meses, o serviço ampliou o seu atendimento para crianças com microcefalia e deficientes visuais, chegando a atingir 800 atendimentos mensais na Ilha.
Mas as inovações continuam sendo colocadas em prática a fim de atender cada vez maranhenses que precisem dos serviços. Na última sexta-feira (02), a região tocantina passou a ser atendida pelo serviço de travessia com quatro veículos do tipo Van, adaptados, climatizados e com capacidade para levar até três cadeirantes e seus acompanhantes, além de espaço para os pertences dos passageiros.
O presidente da MOB, Artur Cabral, fala sobre atender pessoas das mais diversas regiões do estado. “Esta expansão continuará no interior do estado e já estamos estudando outras regiões para fazer outros tipos de atendimento. Creio que todos os projetos que foram iniciados este ano terão o mesmo processo. Iniciaremos na Região Metropolitana de São Luís e, com os ajustes necessários, faremos a expansão para o interior do estado”, disse.
Central de Interpretação de Libras (CIL)
Facilitar a comunicação entre surdos e órgãos públicos, é a função dos interpretes da língua brasileira de sinais (Libras), que atendem na CIL.
Por meio de marcações antecipadas, os interpretes acompanham surdos em consultas médicas, audiências públicas, atendimento em repartições públicas de todas as esferas e em situações de emergência, quando solicitados.
Criada em dezembro de 2015, a CIL conseguiu superar a meta de atendimentos em um ano, que era de 600, para mais de 700 atendimentos em onze meses.
Praça da Lagoa
Entregue em junho, a Praça da Lagoa vem cumprindo seu propósito de gerar interação e diversão entre crianças de todas as idades. Com equipamentos de acessibilidade que incentivam o contato de crianças com e sem deficiência, o parquinho faz da praça o maior complexo de lazer com a promoção de inclusão social do estado.
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