domingo, 4 de dezembro de 2016

Óleo será reciclado para fabricação de biodiesel

30/11/2016 08:55:00 - Jornalista: Joanna Benjamin
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
dois alunos adolescentes manuseando produtos dentro de um balde
Foto: Arquivo
Escola Ancyra Pimentel prossegue com projeto de reciclagem com produção de sabão e velas
Há seis anos, o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel se destaca no projeto "Produzindo autonomia", que consiste na reciclagem de óleo doméstico para produção de sabão em barra, líquido e velas decorativas. No mês de novembro, a Coordenadoria Ambiental da Secretaria de Educação de Macaé e a empresa RBM Tratamento de Resíduos realizaram mais uma parceria para dar destino ao óleo que não é utilizado para a produção do sabão.
Cerca de 800 litros de óleo foram vendidos para a empresa, que reciclará o material para fabricação de biodiesel. O litro do óleo foi vendido por R$0,70, totalizando o valor de R$ 570, que serão revestidos nos projetos do Núcleo de Inclusão, Tecnologia e Pesquisa (Nintepe). O Núcleo contempla os projetos de Robótica, Inclusão Multifuncional e o Laboratório de Informática, que funcionam na escola.

Segundo o diretor do Colégio Ancyra Pimentel, Eder Pereira Peçanha, o óleo é arrecadado com moradores dos bairros Miramar, Morro de Santana e arredores. "São cerca de 20 litros de óleo por mês para o projeto. Parte do óleo arrecadado é usado no projeto 'Produzindo Autonomia', que recicla o material para fabricar sabão em barra, líquido e pastoso, além de velas decorativas. A atividade integra os estudantes das turmas regulares com as de recursos multifuncionais, tendo a participação de alunos com deficiências múltiplas", disse.

De acordo com a coordenadora Ambiental da Secretaria de Educação, Marise Gonçalves, a meta é ampliar o número de escolas com projetos voltados para o meio ambiente, em parcerias com a iniciativa privada. "Estamos também nos reunindo com a equipe do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), que poderá nos auxiliar com apoio técnico", explicou Marise.

O projeto "Produzindo Autonomia" ganhou reforço em 2016. Os 30 alunos participantes da oficina, ministrada na escola, podem receber muito mais óleo e produzir mais sabão por conta da parceria com a empresa Transforma Gerenciamento de Resíduos.

A parceira disponibilizou um container onde são armazenados os resíduos não utilizados para fazer o sabão. A escola continua com o Centro de Tratamento de Óleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário