Macaé é a 5ª cidade mais confortável para quem quer viajar
02/01/2017 09:27:00 - Jornalista: Julie Silveira
Foto: Rui Porto Filho
Praias e lagoas são destaques, além do litoral e a qualidade da rede hoteleira
Para o governo municipal, Macaé é um destino diferenciado, onde o turismo acontece em harmonia com a preservação ambiental, especialmente nas unidades de conservação. Possui a segunda maior rede hoteleira do Estado do Rio e uma gastronomia variada de alto nível com dois polos gastronômicos. Estima-se que a cidade receba cerca de 200 mil turistas ao ano. Nas cachoeiras do distrito do Sana - atrativos que recebem o maior fluxo de turistas de lazer - registrou-se a visitação de 90 mil turistas, em 2016, de janeiro a novembro. O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba recebe uma média de 50 mil visitantes por ano, considerando apenas o município de Macaé.
A prefeitura está direcionando esforços para ampliar o número de turistas de lazer na cidade. Macaé é reconhecida mundialmente pelo turismo de negócios. Agora, atrai visitantes para conhecer suas belezas naturais.
O presidente do Macaé Convention e Visitors Bureau - instituição que promove, fomenta o turismo e auxilia na abertura de novos negócios para o setor - Guilherme Abreu, destacou que o município é o 2º maior parque hoteleiro do estado, tem expressivo turismo de negócios e caminha para o desenvolvimento do turismo de lazer. "É uma das poucas cidades do mundo, onde é possível agregar, ao mesmo tempo, serra e mar. A serra é um potencial turístico que precisamos explorar como turismo de aventura e lazer. Nosso objetivo é criar um roteiro para explorar essa região".
Pontos Turísticos - Entre as atrações turísticas destaca-se a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana, ambiente ideal a banhos de cachoeira e contemplação da natureza com trilhas e locais para escalada que reúne bela orla e exuberante serra. Os rios da região serrana oferecem corredeiras que proporcionam a prática de rafting e canoagem.
No Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba - único do Brasil formado exclusivamente pelo ecossistema de restinga - é possível desfrutar rica experiência junto ao litoral e lagoas costeiras com opções de caiaque, trilhas e passeios de barco. O Arquipélago de Sant'Anna surpreende com águas calmas e cristalinas.
O mar tem condições ideais para a prática do kitesurf, surf, bodyboard e stand up paddle e as areias oferecem espaço para o vôlei, futevôlei e frescobol. As orlas têm ciclovias e calçadões, um ambiente agradável à boa caminhada que percorrem os espaços recreativos, academias ao ar livre e locais de convivência para toda a família.
Um passeio imperdível é observar o por do sol no encontro entre a Lagoa de Imboassica e a Praia do Pecado. As belas paisagens com vista para a serra ganham um brilho especial ao entardecer. Para desfrutar de tudo isso, o turista conta com toda a infraestrutura da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário