quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Cadastro para Palivizumabe está disponível na Casa da Vacina

2017-02-02 14:41:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas sendo atendidas na Casa da Vacina
Foto: Arquivo Secom
Para tomar a vacina a criança terá que apresentar laudo
A Secretaria de Saúde inicia, nesta quinta-feira (2), o cadastro para crianças que precisam receber a vacina Palivizumabe. A medicação é aplicada em bebês prematuros que nasceram com até 28 semanas e busca prevenir infecções respiratórias agudas. O cadastramento termina no dia 14 de julho.
O Palivizumabe é um medicamento indicado para o tratamento preventivo contra infecções pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Para receber a medicação, a criança deve ter o encaminhamento feito por um médico que pode ser da rede pública ou particular de saúde. Todos esses pacientes são cadastrados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Sobre a doença: causas, fatores de risco e prevalência

As infecções respiratórias agudas são importante causa de morbimortalidade em pediatria em todo o mundo. O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o agente mais frequentemente identificado nestas afecções. O VSR penetra no corpo humano através das membranas dos olhos, do nariz e da boca atingindo a mucosa respiratória.

O VSR está associado aos surtos de doença respiratória aguda que surgem todo ano no inverno e no início da primavera. Em bebês e em crianças pequenas, ele pode causar pneumonia, bronquiolite e traqueobronquite. Em adultos, o VSR se manifesta como uma gripe comum.

O risco de desenvolvimento de doença grave pelo vírus é alto em crianças prematuras, com doença pulmonar crônica de prematuridade e cardiopatas. Esse grupo de crianças torna-se mais suscetível à infecção pelo vírus por apresentar os seguintes fatores de risco: bronquíolos de menor diâmetro, sistema imunológico menos desenvolvido e recebimento de menor quantidade de anticorpos transplacentários.

No Brasil, a prevalência do VSR nas infecções do trato respiratório inferior em crianças menores de um ano é superior a 50% dos casos. Essa elevada prevalência se reflete também nas internações por infecções respiratórias em unidades neonatais, onde o vírus é o agente responsável pela maior parte das mesmas.

Quem deve tomar a vacina

- Crianças prematuras nascidas com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas (até 28 dias e 6 dias), com idade inferior a um ano (até 11meses e 29 dias); com idade inferior a dois anos (até um ano 11meses e 29 dias), com cardiopatia congênita e que permaneçam com repercussão hemodinâmica, com uso de medicamentos específicos; com idade inferior a dois anos (até um ano 11meses e 29 dias) com doença pulmonar crônica da prematuridade (displasia pulmonar) e que continuem necessitando de tratamento de suporte, tais como o uso de corticóide, diurético, broncodilatador ou suplemento de oxigênio durante os seis últimos meses anteriores ao cadastramento.

Documentação necessária

Certidão de nascimento da criança (original e cópia) e Cartão Nacional de Vacinação. Mais informações pessoalmente na Casa da Vacina localizada na Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro. Telefone: (22) 2796-1622.

Nenhum comentário:

Postar um comentário