sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Paulo Dames traz de volta Programa de Fisioterapia para a população
Pacientes acamados ou impossibilitados de se locomover podem receber fisioterapia em casa

Por considerar a saúde um serviço essencial para a população, o prefeito Paulo Dames retomou o programa de fisioterapia domiciliar da Prefeitura. O secretário de Saúde, Ibson Júnior, a coordenadora do Departamento de Fisioterapia, Tiane Barbosa, reuniram os 10 profissionais que formam a equipe de fisioterapeutas em Barra de São João para apresentá-los o novo protocolo de atendimento e dar início ao programa a partir desta quarta-feira, dia 1º.
A reunião com os fisioterapeutas aconteceu na Biblioteca Municipal em Barra de São João.
O serviço de fisioterapia nas casas é voltado para pacientes acamados ou que não podem se locomover. O protocolo regulamenta os critérios para inclusão das pessoas assistidas. Os casos são identificados por agentes de saúde ou médicos do programa Estratégia Saúde da Família que visitam regularmente as residências e são encaminhados ao serviço de fisioterapia.
A demanda é de 300 atendimentos por semana em todo o município. “Com o retorno da Fisioterapia Domiciliar vamos acabar com a fila de espera e dar prioridade a quem tem real necessidade de atendimento. Posteriormente, abriremos novas vagas em todo município”, explicou a coordenadora, Tiane Barbosa.
A aposentada Maria da Penha Pereira, de 89 anos, fraturou a perna esquerda há 3 anos e está acamada desde então. Ela tinha acesso ao serviço da Prefeitura, mas há dois anos teve que parar porque a gestão municipal passada cortou o serviço e ela não tem condições de pagar particular. “Espero recomeçar meu tratamento porque a fisioterapia é essencial para mim, importante para evitar pneumonia e para que eu volte a caminhar”, contou dona Maria.
O Secretário de Saúde falou sobre a importância do atendimento ser humanizado. “É preciso olhar cada paciente com atenção e carinho, se dedicar e acompanhar a evolução deles. Toda a equipe está preparada para começar os trabalhos e vamos atender bem”, ressaltou Ibson Júnior.
A Prefeitura de Casimiro de Abreu também implantou o serviço de fisioterapia para atendimento ambulatorial.  Os pacientes que recebem indicação no Hospital Municipal terão acesso ao serviço na clínica de fisioterapia que funciona na Secretaria de Saúde e nos postos de saúde dos distritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário