quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Educação: metas para 2017 são apresentadas para diretores

2017-02-01 12:00:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Crianças sentadas em suas carteiras dentro de uma sala de aul
Foto: Arquivo Secom
Quarenta mil alunos voltam às aulas nesta segunda-feira
A rede municipal recebe os cerca de 40 mil estudantes na volta às aulas nesta segunda-feira (6). A integração das escolas e a participação efetiva do Ensino Superior nos diferentes segmentos de ensino será uma das ações deste ano letivo, anunciada para diretores e adjuntos das 106 escolas durante o 1º Encontro da Educação-2017, realizado nesta semana na Cidade Universitária.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a intenção é que os estudantes de graduação da Cidade Universitária ministrem cursos para alunos e até pais de estudantes. "A proposta é que os universitários atuem em atividades diversificadas, conforme a área de estudo, colocando os conteúdos da faculdade em prática", ressalta.

Metas - O ano letivo de 2017 contará com mudanças no sistema de avaliação. Uma delas, segundo o secretário de Educação, é que os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental terão 15 dias de férias no meado do ano e no retorno às aulas, em agosto, terão a possibilidade de recuperar as notas abaixo da média apresentadas nos primeiro e segundo bimestre.

Outras propostas são: oportunizar aos alunos do 9º ano e do Ciclo V da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com idade acima de 15 anos, atendimento diferenciado em turmas de EJA, articulado com o Programa de Qualificação Profissional da Secretaria Adjunta de Qualificação.

Os alunos em distorção idade-série (ano de escolaridade) das turmas de 5º ano contarão com atendimento pedagógico específico com base no Caderno de Orientação Curricular (COC) e nos descritores da Prova Brasil. A medida amplia a possibilidade de reclassificação no fim do ano letivo.

Manutenção da infraestrutura das escolas é realizada

A manutenção da infraestrutura das escolas é outra preocupação. O objetivo é atender todas as demandas consideradas emergenciais. Serão executados reparos hidráulicos, elétricos, revisão de telhado e substituição de materiais.

Os serviços de manutenção nos espaços escolares também atende às solicitações do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) - Escola com Participação.

Neurociência é abordada em palestra

Diretores e adjuntos também tiveram a oportunidade de participar da palestra "Neurociência: educação e emoções". O tema foi ministrado por Rosalina Onimaru, doutora em Neuroengenharia.

- Os educadores devem estar atentos. A base da neurociência se destaca em crianças na faixa de zero a três anos, que estão abertas a qualquer tipo de aprendizagem. O foco da configuração neural é na infância - , explicou, ao lembrar que quanto menor a idade, mais facilidade para adaptação e mudança de hábitos.

Quanto às atividades no decorrer do ano letivo, a neurocientista observou que é importante para entender a complexidade do ambiente escolar: os profissionais devem ter em mente os pilares para o controle das emoções.

Segurança - A segurança escolar também foi pauta do encontro. O coordenador adjunto de Planejamento da Guarda Civil Municipal, José Carlos França, apresentou a programação deste ano letivo, que terá como prioridade a cultura de paz.

As escolas também contam com o apoio da Guarda Municipal, por meio da Coordenadoria de Apoio Preventivo e Educativo (Cape), que realiza visitas periódicas nas escolas, e quando acionada, atua em casos de conflito. Algumas situações recebem a atuação da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário