Integrantes da robótica de Macaé participam da Campus Party
2017-02-03 16:33:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Douglas Fernandes
Macaé ocupa uma das melhores posições na robótica do país
Tradicional por abranger jovens nas áreas da inovação,criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital, o festival é uma das maiores feiras tecnológicas da América Latina. Os integrantes do programa #inovareaprender, da rede municipal, vão apresentar o projeto de inovação pedagógica com ênfase na questão "Robótica: Educação e Social". Na oportunidade, eles vão apresentar o programa "A robótica no aprendizado de programação integrando alunos de Educação Básica e Ensino Superior".
Ao todo, estão sendo apresentados 40 projetos, expostos na área destinada a 120 mil visitantes. A Campus Party é um espaço de disseminação e troca de conhecimento da Campus Future. A mostra de projetos está acontecendo de maneira interativa, com espaço para conhecer novos protótipos e invenções produzidas por alunos e universitários. Os três melhores trabalhos ganharão certificados e participação em outros eventos ligados à área.
De acordo com a responsável pela robótica na rede municipal, Luemy Ávila, os envolvidos neste projeto se dedicaram muito. "Foram meses de dedicação no espaço do programa #inovareaprender, na Cidade Universitária. Foram produzidos cinco protótipos (quatro legos e um arduíno) ligados à interatividade, jogos e soluções de segurança e veículos de resgate. Estamos felizes em poder participar da Campus Future", destaca.
Ela lembra que a programação é marcada por momentos em que é possível interagir, compartilhar conhecimento, produzir novidades e, por meio de seus palcos, acompanhar as principais tendências de um universo em que a inovação é o ponto principal.
História - Macaé ocupa uma das melhores posições na robótica do país. Entre os bons resultados registrados no ano letivo de 2016 está o dos jovens cientistas integrantes da equipe "Serratec", que integra alunos da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes.
Eles se destacaram durante a Olimpíada Brasileira de Robótica promovida em Recife e conquistaram a 15ª colocação no nível 2 (alunos do Ensino Médio ou Técnico). A mesma equipe também faturou medalha de bronze na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), fase anterior realizada na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio de Janeiro.e
Outro destaque na rede municipal é a participação de quatro jovens cientistas na Mostra Nacional de Robótica (MNR), maior programação científica de robótica do país, que está reunindo centenas de estudantes, em Recife. Os integrantes do programa #inovareaprender também recebem a bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ).
Robótica - Em Macaé, a Iniciação à Robótica é uma parceria com a Odebrecht Óleo e Gás. por meio do "Escola em Ação", polos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) junto ao programa #Inovareaprender, da Secretaria de Educação. Cerca de 60 alunos do 4º ano ao Ensino Médio fazem parte do programa, que conta com o Núcleo Municipal de Robótica, espaço que funciona na Cidade Universitária com atendimento específico aos alunos e universitários, realização de cursos, oficinas, programação, experiências com protótipos e pesquisas.
Campus Party - O Instituto Campus Party é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2009, com o objetivo de incentivar e promover atividades e projetos nas áreas, cultural, educacional gratuita, de inclusão digital, do desenvolvimento tecnológico e econômico, dos direitos estabelecidos, da assistência social e da cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário