Nova Vida recebe 106 adolescentes após as férias
2017-02-01 17:33:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo
Foto: Ana Chaffin
Programa é amparado por equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos
Na ocasião, a psicóloga Núbia Oliveira ministrou conteúdos para os jovens como questões vocacionais e profissionais, além de assuntos relacionados à inserção no mercado de trabalho e utilização de criatividade. Ela mostrou a necessidade dos profissionais hoje em dia serem criativos. "O profissional deve se posicionar", justifica.
A psicóloga também orientou o público-alvo sobre autoestima e valorização do próprio trabalho. "Todos nós temos habilidades. Devemos parar com o processo de isolamento e dizer sim ao trabalho em equipe e não à 'Euquipe'", define.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires, o Programa Nova Vida é um dos mais importantes projetos sociais da cidade, pois leva dignidade aos adolescentes. "Os meninos e meninas são protegidos contra os riscos sociais e têm novas oportunidades de crescimento como cidadãos, com deveres e direitos na sociedade", diz.
Segundo o coordenador do Programa, Douglas Fontes, o Nova Vida faz a diferença na vida dos adolescentes porque conta com equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. "Todos os membros do Programa estão inseridos no CadÚnico e trabalham em todos os setores da prefeitura, além do Fórum", explica.
Uma parceria que deu certo
Uma parceria que deu certo para a coordenação do Programa é a que o Nova Vida tem com a Faculdade Salesiana: os professores universitários promovem capacitações em temas diversos para os adolescentes.
Em março, por exemplo, o professor Nilson Júnior orientará o público-alvo sobre como construir projetos de vida pessoal e profissional. Em abril, será a vez da professora Jaqueline Moura falar sobre empreendedorismo como meio para o futuro profissional.
As orientações se darão no Paço Municipal uma vez por mês.
Descoberta de vocações profissionais
De acordo com Gabriel Cordeiro, de 17 anos, participar do Nova Vida há três anos mudou sua vida. "Descobri minha vocação profissional aqui: quero cursar Direito", justifica o jovem, que num período do dia estuda e no outro trabalha no Fórum (segunda Vara Cível).
Já Weslen Amado de Souza, de 15 anos, diz que no programa, novas oportunidades se abriram em sua vida para o mercado de trabalho. Ele atua na Farmácia Municipal.
Fabiane Viana, de 16 anos, está há dois anos no Nova Vida e afirma que sua experiência aumentou, além do fato de ter gostado das capacitações que tomou parte. Ela atua como ajudante da Procuradoria Adjunta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário