Cursos gratuitos garantem acesso à qualificação profissional
2017-05-26 16:13:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: João Barreto
Atualmente, 675 pessoas são beneficiadas com cursos em diferentes áreas de atuação
O módulo vai integrar cerca de 30 alunos da Educação de Jovens e Adultos (Eja) e programa de Correção de Fluxo Escolar das escolas municipais Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) e Maria Isabel Damasceno Simão (Centro). A proposta é capacitar estudantes sobre o turismo, programas, serviços e produtos de Macaé. Os participantes vão estudar disciplinas como Matemática Aplicada, Português Aplicado, Informática Básica e Aplicada, Inglês aplicado ao turismo, Empreendedorismo, Patrimônio cultural do município, Turismo e Hospitalidade.
Cursos ligados à beleza fazem sucesso
Com duração média de três meses, os cursos oferecidos pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional seguem os seguintes eixos: ambiente e saúde; comunicação e informação; produção cultural e design; gestão e negócios; desenvolvimento educacional e social; turismo, hospitalidade e lazer; desenvolvimento educacional e social; controle e processos industriais e produção alimentícia. Entre os mais procurados está o da área de beleza (cabeleireiro básico, cabeleireiro avançado, auxiliar de cabeleireiro com ênfase em escovação e design de sobrancelha).
A programação é aprovada pelos estudantes. Janine dos Santos, de 23 anos, avalia que o curso de design de sobrancelha será a chance para se atualizar. "Estamos aprendendo várias técnicas. Não quero parar por aí. Sonho em abrir meu próprio negócio", conta a técnica de enfermagem.
Ricardo Moura, de 30 anos, é um dos poucos representantes do sexo masculino a fazer parte do curso de design de sobrancelha. Ele admite que resolveu se inscrever no curso para obter novos conhecimentos. "Trabalhava na área industrial, mas fiquei fora do mercado e me vi na necessidade de aprender novas coisas. Vivemos em um fase que precisamos nos reinventar. O curso é mais uma possibilidade de viver novos momentos", observa.
Satisfeita com a repercussão dos quatro cursos ligados à área de beleza, a professora Andréia Britto, admite que este ano a procura surpreendeu com a participação de 100 alunos. "Recebemos pessoas que passaram pelos nossos cursos no ano de 2016, mas que desejam maior suporte para ganhar uma renda extra e até mesmo ser dono do próprio negócio. A dedicação dos participantes é maravilhosa. Eles ficam muito atentos às técnicas abordadas nos módulos", explica
Criada para atuar de forma colaborativa e integrada com os demais setores, que compõe a Secretaria de Educação, a secretaria adjunta busca parceria necessária para desenvolver formação que possibilite aos atendidos como jovens e adultos capacitação e qualificação para ingresso no mercado de trabalho.
A estudante Isabele Ieda Marcelino Almeida, de 18 anos, confirma que não pensou duas vezes para se inscrever no curso de Saúde Bucal. "Tenho o desejo de concluir este curso e prestar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para cursar a faculdade de Odontologia. Estou obtendo conhecimentos valiosos", destaca.
O secretário de Educação, Guto Garcia, afirma que a proposta é continuar com parcerias para atender o público com qualificação, capacitação e aperfeiçoamento. "Atendemos pessoas de várias partes de Macaé. Mas, decidimos expandir o trabalho com implementação de cursos na região serrana e alguns espaços escolares, ou seja, nas unidades com alunos do 6º ao 9º com foco para atender a Educação Básica", ressalta.
A Secretaria Adjunta conta com estrutura e logística da rede municipal e parcerias com as secretarias adjuntas da Educação (Ensino Superior e Ciência e Tecnologia). Segundo a secretária, Leandra Lopes, o trabalho pedagógico oferecido no local se destaca pela parceria, dedicação e empenho dos professores. "Agradecemos a parceria de universidades como Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Fluminense (UFF) e Secretaria de Ciência e Tecnologia. Nosso público é amplo. Atendemos de jovens a terceira idade", finaliza, acrescentando que novas inscrições para os cursos devem ser abertas no segundo semestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário