Alunos de Macaé recebem medalhas na Olimpíada de Matemática
2017-06-29 16:39:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Rui Porto Filho
Aluna do Polivalente foi uma das contempladas com medalha de bronze na OBMEP
A OBMEP é uma atividade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Mesmo recebendo a medalha pela primeira vez, Larissa Machado acumula prêmios na vida escolar. A aluna de 13 anos afirma que ama Matemática, e por gostar da disciplina é mais fácil se dedicar. "Gosto muito de aritmética. A prova não foi tão fácil. A primeira fase exigiu da gente muita concentração e raciocínio", conta. A menina, que afirma amar assistir televisão, comenta que não esperava ganhar a medalha. "Quando soube pulei por toda casa. Minha família não entendeu nada. Mas, depois todos ficaram felizes", lembra.
A macaense, que estudou o primeiro segmento do Ensino Fundamental na Escola Municipal Eda Moreira Daflon (Imbetiba), lembra que já ganhou prêmios como aluno destaque da escola no programa de Iniciação à Robótica e também no concurso "Desenhando o Futuro". "Sempre fiz questão de estudar não apenas nas vésperas da prova. Me identifico muito com a matemática. Neste ano, eu e minha amiga, Nayra, ficamos motivadas e estudamos juntas. O melhor é que fomos selecionadas para a segunda etapa da prova deste ano, que acontecerá no dia 16 de setembro", conta.
Para o professor Heitor Nunes Filho, a premiação da Larissa é para ser comemorada. "A Larissa está seguindo os passos do nosso ex-aluno Maycon Moreno que faturou várias medalhas durante anos na OBMEP. Sou professor e a vitória de um aluno me enche de alegria, pois percebemos que conseguimos despertar possibilidades e permitir que a conexão da aprendizagem seja realmente estabelecida", comenta o profissional que atua, há 17 anos, na rede municipal.
A diretora-geral da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, Sônia Maria Pereira Dias, explica que a vitória é de toda a unidade. “Esta é a prova do comprometimento dos nossos profissionais da escola, alunos e pais. Nos orgulhamos com os resultados apresentados nestes últimos anos por vários estudantes que conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze”, comenta.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a olimpíada estimula e desperta o gosto pela disciplina e pelo estudo. "A iniciativa contribui no reforço da importância da Matemática, além de descobertas de talentos e aptidões”, explica o secretário que também é professor de Matemática.
Sana se destaca na OBMEP- O medalhista Fernando Sandre Pereira, 18 anos, se orgulhou da premiação. Ele explica que o recebimento da medalha se deve pela dedicação dos professores do Colégio Municipal do Sana que sempre incentivam os alunos. O diretor da unidade, Sol Grey Tavares, lembra que o colégio acumula várias premiações. "Nossos alunos não só receberam medalhas na OBMEP, mas nas olimpíadas de Língua Portuguesa, Robótica e torneio de Corfebol. A Olimpíada de Matemática favorece a aprendizagem e os conhecimentos acerca da vida. Estamos felizes", explica.
Com alunos do 1º ao 9º ano, o Colégio Municipal Sana, se destaca por ser o único a funcionar em tempo integral, atendendo alunos do primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental. "A participação e êxito nas olimpíadas é a comprovação do sucesso nos projetos e oito oficinas desenvolvidas no colégio. Uma delas é a de reforço de Matemática, direcionada a alunos que desejam aprofundar conhecimentos na disciplina e também participar das avaliações externas. A dinâmica das oficinas contribuem de forma significativa com a aprendizagem dos alunos e as vivências dentro e fora da sala de aula", finaliza Sol Grey.
Nenhum comentário:
Postar um comentário