Macaé desenvolve plano de uso e ocupação da Ilha do Francês
2017-07-06 16:00:00 - Jornalista: Julie Silveira
Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom
Regulamentação prevê regras de visitação e preservação do local
- A ação prevê ainda horário de visitação, tamanho e tempo de permanência das embarcações na lha, restrições às atividades de pesca e mergulho, construções de fogueiras, entre outros. A iniciativa tem como proposta salvaguardar a vida humana e preservar o meio ambiente - destacou o comandante o delegado da Capitania dos Portos, Marcelo Heitor Muniz dos Santos.
O estudo ainda está em fase de elaboração para posterior encaminhamento à Procuradoria Geral do Município que avaliará qual será o dispositivo legal que melhor se enquadra para a regulamentação do plano. Entre as medidas previstas estão: o acesso à Ilha do Francês só será permitida mediante autorização prévia da Secretaria Adjunta de Turismo, solicitada com pelo menos cinco dias de antecedência, além da proibição de: aparelhos que promovam sons; churrasqueiras; barracas de acampamento e animais silvestres. Não será permitida a retirada de espécies animal, vegetal ou mineral, sujeito a sansões penais, de acordo com a lei de crimes ambientais.
O grupo de Trabalho é formado por integrantes da Marinha do Brasil; Colônia dos Pescadores; Iate Clube; secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, por meio do Turismo e Pesca; Mobilidade Urbana; Ambiente e Sustentabilidade; Infraestrutura; Defesa Civil; Corpo de Bombeiros e Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O próximo encontro será sobre as orlas do Pecado e Cavaleiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário