Vice-prefeita comemora liberação de recursos para o Solar Barão de Carapebus
Valor de R$ 1,5 milhão será utilizado para a descupinização do imóvel, que está interditado há 20 anos.
A vice-prefeita Conceição SantAnna comemorou nesta sexta-feira (13), a liberação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de recursos na ordem de R$ 1,5 milhão para a descupinização do Solar Barão de Carapebus, onde funciona o Asilo Nossa Senhora do Carmo, em Campos. Conceição que foi presidente da entidade por mais de 20 anos, em junho do ano passado esteve em Brasília em reunião com a deputada Cristiane Brasil para viabilização da verba.
— Estou muito feliz, essa é uma luta antiga. São cerca de 20 anos de interdição, pela Defesa Civil e Iphan, do Solar por conta das condições da estrutura. Foi um pedido do prefeito Rafael Diniz, ainda no ano passado, que nos esforçássemos ao máximo para garantir condições para que essa intervenção fosse viabiliazada. Fomos a Brasília, procuramos a deputada Cristiane Brasil, representante da bancada do Rio, que foi sensível e nos ajudou, apresentando a demanda ao Iphan e trazendo uma equipe do órgão a Campos — disse Conceição SantAnna.
Em 10 de outubro, técnicos vistoriaram o Solar Barão de Carapebus e prepararam um relatório da situação da estrutura do prédio, que precisa passar por um grande processo de descupinização, antes da restauração. Construído no século XIX, o Solar quando em condições era alugado para festas e a renda revertida para a manutenção do Asilo Nossa Senhora do Carmo. Por ser um prédio tombado, o Iphan acompanhará o serviço desde a elaboração do projeto até a execução do serviço.
— Esse foi um pedido da vice-prefeita, Conceição SantAnna, que tem um histórico de amor com este lugar, que conta da história do nosso Brasil. Conceição encampou, ao mesmo tempo, duas lutas: pela preservação do patrimônio histórico e a luta pela preservação dos direitos dos idosos. Temos essas duas bandeiras em comum. No ano passado, pedimos muito ao Iphan e o ministro da Cultura, Sérgio Leitão, e a presidente do Iphan Kátia Bogéa entenderam e atenderam aos anseios da população de Campos. Vamos conseguir manter de pé, nesse primeiro momento, fazendo a descupinização emergencial, reestruturação da parte principal da casa, para, então, irmos atrás da recuperação completa desse patrimônio — destacou a deputada Cristiane Brasil que frisou que o processo será feito com o máximo controle, para que os idosos não sejam retirados do seu ambiente e tenham o mínimo de desconforto possível.
Por: Redação - Foto: Rafael Peixoto/10-10-17 - 13/04/2018 16:32:55
Nenhum comentário:
Postar um comentário