sábado, 19 de janeiro de 2019

Lagoa de Cima: beleza exuberante semelhante aos lagos suíços

Por: Telmo Filho - Foto: Antônio Leudo -  03/10/2013 - 10:37:00
A Lagoa de Cima é um dos mais antigos e representativos ecossistemas lagunares do Estado do Rio de Janeiro (Foto: Antônio Leudo)

O município de Campos conta com fartura de água, visto que tem em sua bacia hidrográfica um bom número de rios e muitos canais, formando uma extraordinária malha para irrigação e ainda várias lagoas, entre elas, Lagoa de Cima, que também é abastecida pelos rios e riachos da Região Serrana de Campos. A Lagoa de Cima é um dos mais antigos e representativos ecossistemas lagunares do Estado do Rio de Janeiro.

A Lagoa de Cima está distante apenas 28 km da sede do município, é uma "jóia preciosa", semelhante aos lagos suíços. Com águas turvas e temperaturas amenas, é muito procurada para a prática de diversos esportes aquáticos, além da atividade pesqueira, sendo rica em várias espécies. 

O lugar guarda o magnetismo da natureza exuberante, o bucolismo interiorano, atraindo ao descanso, a tradição religiosa na Igreja de Santa Rita de Cássia, o culto aos esportes no Yatch Clube e até o misticismo do interior de uma caverna enigmática.

Segundo a diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Neri Lisboa, a Lagoa de Cima é um ícone dentre os mais atrativos naturais do município, pois é uma lagoa bem próxima do Centro da cidade e que é reconhecida por sua beleza ímpar. “A lagoa possui um espelho d’água muito grande e uma bela paisagem, com montanhas ao redor. Uma lagoa simples, mas que traduz todo ar bucólico de Campos”, disse.

Ana Neri informou ainda que o acesso à Lagoa de Cima é pela RJ-158 (Campos-São Fidélis), na altura da localidade de Santa Cruz, ou pela BR-101 (Campos-Rio de Janeiro), em Ibitioca. De acordo com a diretora, ao redor da lagoa estão localizados pequenos bares e quiosques, que atraem a atenção dos campistas e de pessoas de outros municípios da região. “A lagoa é própria para banho, mas com toda atenção que os frequentadores devem ter”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário