MEIO AMBIENTE
Prefeitura intensifica número de podas e ações de paisagismo na capital
14/01/2019 12:38
Nos últimos seis anos, já foram produzidas mais de 670 mil mudas para paisagismo e arborização da cidade, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Belém com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Esse número representa mais do que o dobro da meta estabelecida para o período, que era de 319.620 mudas. Só nos últimos dois anos, foram produzidas mais de 150 mil unidades de espécies ornamentais, ampliando as áreas verdes urbanas. Um dos benefícios da expansão da área arborizada nos centros urbanos é a melhora da sensação climática na região.
As mudas produzidas foram utilizadas para embelezar cerca de 480 espaços públicos que receberam projetos de paisagismo executados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de 2013 a novembro de 2018. Entre os locais beneficiados estão: praças, trevos, canteiros e as áreas externas das escolas e de órgãos públicos.
O Complexo da Praça da República, um dos pontos turísticos mais conhecidos em Belém, foi renovado neste período e reinaugurado em novembro de 2017 após receber um projeto de paisagismo moderno que conta com belos jardins planejados. Os milhares de frequentadores do local foram beneficiados e agora desfrutam de um espaço agradável, seguro e pronto para o lazer com a família.
O secretário da Semma, Pio Neto, destaca a importância da interação do poder público com a comunidade para que os avanços não sejam perdidos. “Nós trabalhamos intensamente com palestras nas escolas e outros locais para que a população se interesse pela conservação ambiental, saiba descartar o seu lixo corretamente e entenda os efeitos nocivos que o lixo na rua pode causar”, pontua.
“Mesmo com todos os desafios, nós estamos avançando em muitas áreas. Estamos fazendo trabalhos em paisagismo que são super elogiados. Técnicos ambientais de fora do estado vieram visitar os projetos de paisagismo urbano de Belém e buscar o nosso know how para implementar em suas cidades. Para nós, isso foi muito significativo e mostra que estamos no caminho certo”, completa o titular da Semma.
Recuperação - Para valorizar a iniciativa da comunidade, a Prefeitura de Belém desenvolve desde o segundo semestre de 2018 o projeto “Minha Rua, Meu Jardim”, que, em parceria com a população promove ações de recuperação de áreas urbanas. Muitos desses espaços antes abrigavam pontos de descarte irregular de lixo.
Desde a sua implantação, mais de 50 áreas espalhadas por toda a cidade já foram recuperadas e agora são ponto de encontro para a comunidade. A administradora Suely Sousa, de 58 anos e moradora do bairro do Marco, participou do processo de recuperação e revitalização do canteiro que fica na avenida Romulo Maiorana, entre as travessas Barão do Triunfo e Angustura, e comemora os resultados. “É fabuloso que em uma cidade como Belém a gente tenha um espaço tão agradável, onde as pessoas têm o prazer de caminhar pela área. Antes, aqui tinha lixo espalhado por todo lado, e em grande quantidade” explica. “Nós esperamos continuar essa parceria com a Prefeitura para melhorar a estrutura do jardim e envolver ainda mais pessoas da nossa comunidade no projeto”, completa.
Plantio e poda - No total, Belém possui mais de 120 mil árvores espalhadas pela cidade e seus distritos. Destas, quase 3.500 foram plantadas pela Prefeitura entre 2013 e 2018. Só no ano passado foram 771 novas árvores entre mangueiras e palmáceas (palmeiras e açaizeiros). Para manter a saúde e cuidar de todas essas espécies, foram realizadas mais de 27 mil ações de poda nos últimos seis anos, medida necessária para evitar acidentes e melhorar a visibilidade das vias.
Controle ambiental - Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pelas ações humanas, foram realizadas ações de fiscalização, monitoramento e combate à poluição, assim como aos crimes ambientais. Somente nos últimos dois anos, os valores das multas aplicadas chegam a R$ 1 milhão. Entre 2014 e 2017, mais de 1.800 empreendimentos ou atividades potencialmente poluidoras foram fiscalizados e passaram por visitas técnicas para verificação do cumprimento das normas ambientais.
Campanhas - As campanhas de conscientização ambiental foram fundamentais para trazer mudanças individuais e coletivas, como por exemplo o consumo consciente, o aumento de projetos de reciclagem de resíduos e o reaproveitamento de recursos. Só em 2018 foram quase 150 ações entre palestras e atividades educativas nas escolas municipais e eventos realizados pela Prefeitura, como o “Prefeitura nos Bairros”. Essas ações confirmam que a Prefeitura está em busca de uma Belém mais sustentável, mais digna e com mais qualidade de vida.
Texto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário