quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Matemática

2019-02-14 11:36:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Imagem de aluno uniformizado fazendo prova
Foto: Arquivo Secom
Objetivo é estimular interesse pela matemática e revelar talentos nesta área
Diretores dos ensinos Fundamental II (6º ao 9º ano) e Médio das escolas municipais podem se inscrever até o dia 15 de março na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep 2019). O cadastro deve ser feito através do endereço eletrônico www.obmep.org.br. A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O objetivo é estimular o interesse pela matemática e revelar os alunos com talento nessa área.
Este ano, a primeira etapa vai acontecer no dia 21 de maio e contará com 20 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase consiste em uma prova discursiva de seis questões e será aplicada no 28 de setembro apenas aos alunos classificados. A divulgação dos premiados está prevista para o dia 3 de dezembro.

No ano letivo de 2018, Macaé faturou três medalhas de bronze na Obmep com os alunos Arthur Neves de Souza e João Henrique Mendes da Costa, representantes da Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), além de Breno Ferreira Clean Pregione, do Colégio Aplicação (CAp). A educação de Macaé também conquistou 28 menções honrosas. O professor Wilson Franco Marinho, que leciona no Polivalente Anísio Teixeira, também foi um dos premiados. A cerimônia de premiação da Obmep será realizada ainda este ano, em data a ser definida.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, professores também se mobilizam para a olimpíada e podem consultar sugestões no site do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM) da Secretaria de Educação. "A intenção é despertar ainda mais o gosto pelo estudo da disciplina. Outro objetivo é revelar potencialidades, e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas", ressaltou.

A coordenadora de Matemática (6º ao 9º ano), Vanessa Arenari, destacou que outra finalidade da prova também é a valorização da integração entre escolas públicas.

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. Os professores das escolas também recebem prêmios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário