sábado, 4 de maio de 2019

Dia D de imunização: Campos pretende vacinar 110 mil contra a gripe até 31 de maio

Com camisa do super-herói Hulk, o Darlan Gabriel, de apenas 2 anos, mostrou força e coragem na hora da vacina. Ele não chorou e saiu fazendo sinal de legal.
Por: Fernanda Lisboa - Foto: Jean Barreto -  04/05/2019 - 10:59:03
Com o objetivo de ampliar o número de pessoas imunizadas contra o vírus da influenza (gripe), a prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando neste sábado (4) o Dia D da vacinação contra a gripe. No município, são 55 pontos de vacinação, entre salas e postos volantes. De acordo com o coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina, a meta é imunizar no município 110 mil pessoas. 

“A procura ainda está baixa. Estamos com 19 mil imunizados. Isso está acontecendo em todo estado do Rio. Precisamos que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinar”, destacou Lastorina, lembrando que a campanha segue até 31 de maio. 

O aposentado Valmir Rodrigues, de 60 anos, já tinha tomado a dose, mas acordou cedo nesse sábado para levar os netos. “A gente sempre se preocupou com a vacinação deles. O cartão está em dia e, se Deus quiser, não vamos deixar atrasar. A vacinação é muito importante”, declarou o aposentado.

Com camisa do super-herói Hulk, o Darlan Gabriel, de apenas 2 anos, mostrou força e coragem na hora da vacina. Ele não chorou e saiu fazendo sinal de legal. “Eu gosto da vacina”, disse, saindo da sala de vacinação.

Segundo o secretário de Saúde, Abdu Neme, uma estratégia especial foi montada para esse dia de mobilização. “Hoje, o Dia D de vacinação contra a gripe acontece das 09h às 16h. Já no posto volante do shopping Boulevard, o horário é das 13h às 19h. Ampliando assim o horário e oportunizando a todos a vacinação”, explicou 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte do público alvo crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade; e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Para a imunização, a recomendação é levar o cartão de vacinação e documentos de identificação com foto (pessoal e funcional para profissionais da saúde e da força de segurança). Caso seja puérpera ou gestante, trazer cartão de gestante.
 
A vacina contra a gripe não é recomendada para alérgicos graves a proteína do ovo e da galinha; para quem tem alergia grave a qualquer componente da vacina; para menores de 6 meses; e para quem estiver com febre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário