domingo, 29 de março de 2020

Abrigo Provisório já recebe pessoas em situação de rua

Na sexta-feira (27), o prefeito Rafael Diniz realizou vistoria técnica no local. O Abrigo deve receber, aproximadamente, 60 usuários e integra o Plano de Ação para Pessoas em Situação de Rua no Combate ao Covid-19
Por: Kamilla Uhl - Foto: Antônio Cruz -  28/03/2020 - 18:28:24
A Prefeitura de Campos implantou, neste sábado (28), o Abrigo Provisório para a População em Situação de Rua. A Secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Pryscila Marins, recebeu cerca de 20 pessoas no novo espaço, na manhã de hoje. Um médico da Secretaria Municipal de Saúde esteve no local com ambulância e já iniciou o primeiro atendimento clínico dos usuários. Na sexta-feira (27), o prefeito Rafael Diniz realizou vistoria técnica no local acompanhado do deputado federal, Marcão Gomes, que já foi secretário da pasta; da secretária Pryscila e do corpo técnico.

Neste sábado, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orientou os assistidos e avaliou os animais de estimação, que receberam um cantinho especial no Acolhimento, para evitar que sejam transmissores de doenças.

O Abrigo deve receber, aproximadamente, 60 usuários e integra o Plano de Ação para Pessoas em Situação de Rua no Combate ao Covid-19, que conta, ainda, com abordagens sociais em parceria com a Defesa Civil e de profissionais da saúde, visando identificar pessoas com sintomas da doença. Pryscila estava acompanhada da diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Anne Caroline Cardoso, da equipe técnica e do subsecretário de Governo, Marcos Soares. 

- Nossas equipes já iniciaram o trabalho de orientação quanto à necessidade de adotarem o distanciamento recomendado entre eles, seguindo as normas do Ministério da Saúde. As camas estão dispostas respeitando essa restrição. O abrigo conta com isolamento para pessoas que possam apresentar sintomas do covid-19, além de cuidadores, auxiliares de serviços gerais, profissionais de apoio e vigilância, auxiliares de cozinha, assistentes sociais e psicólogos - informou a secretária.

Anne informou que o abrigo também vai respeitar outros critérios técnicos como alimentação específica e área de convívio diferente para quem estiver em isolamento. “Continuaremos fornecendo nesse novo abrigo provisório todos os serviços disponíveis no Centro Pop, com exceção das atividades em grupo, que estão suspensas durante esse período”, disse.

Evaldo Gomes Viana agradeceu a Prefeitura pelo novo espaço e decidiu colocar a mão na massa, auxiliando os profissionais da Prefeitura, durante o processo de reparos e higienização. "Sou usuário do Centro Pop e vejo o esforço dos funcionários todos os dias, principalmente pra abrir esse Abrigo. Me ofereci para ajudar pois, se a casa é nossa, devemos cuidar bem dela. Achei por bem fazer minha parte e estou me sentindo bem melhor em poder ajudar. Não tenho família em Campos, minha família era de Cabo Frio. Mas tenho certeza que vai ser maravilhoso ficar aqui a partir de agora", comentou Evaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário