terça-feira, 31 de março de 2020


Coronavírus: Mantido transporte para tratamento de hemodiálise e oncologia


De: Secretaria de Saúde
Texto: Peggy Maressa| Foto: Divulgação
Criado: 30 de março de 2020

O transporte eletivo de pacientes para tratamentos contínuos, como hemodiálise e oncológicos, está em pleno funcionamento em Vila Velha. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tem garantido esse serviço e orienta a equipe a usar máscaras, conforme protocolo do Ministério da Saúde para combater o coronavírus (Covid-19).

O transporte busca o usuário em sua residência, transportando-o até o local do tratamento de saúde e, após, levando-o de volta à sua casa, gratuitamente. De acordo com a subsecretaria de Atenção Especializada da Semsa, Gleide Caroni, são 14 vans que transportam 196 pacientes, em sua grande maioria para tratamento dialítico em clínicas de hemodiálise.

“O serviço é essencial e portanto mantém-se de forma contínua, inclusive aos sábados e feriados. São 14 vans que buscam e retornam com os pacientes para suas moradias”, afirmou a subsecretária.  Ela ainda completa: “A garantia é que os pacientes estão mantendo seu tratamento regular três vezes por semana, evitando complicações e internação hospitalar”, explicou Gleide.

Cadastro

Quem estiver necessitando do serviço deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para conversar com o gerente da unidade, portando cópias dos seguintes documentos: cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); identidade com foto; comprovante de residência; laudo médico; declaração da instituição informando o horário, datas dos tratamentos e telefone.

Após o cadastramento, o usuário preencherá a ficha de solicitação de transporte. Se o paciente não puder comparecer, o responsável ou acompanhante deverá ir até a unidade de saúde para fazer os procedimentos cadastrais.

Transporte Eletivo

O transporte eletivo está sob a gestão da Subsecretaria de Atenção Especializada à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, e foi regulamentada pelo Decreto nº 251/2014, que estabeleceu os procedimentos para o gerenciamento e controle do transporte de pessoas sob cuidados de saúde, por meio de ambulâncias ou outras formas de transporte adaptadas exclusivamente para tal fim, visando à padronização de rotinas para o serviço de transporte de pacientes em Vila Velha.

Esta instrução normativa abrange todos os estabelecimentos da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que realizam diretamente as atividades de transporte de pacientes usuários do SUS somente do município de Vila Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário