Exposição 'Fragmentos de Mim' revela diversidade artística de Jomapina
2020-03-10 15:13:00 - Jornalista: Equipe Secom
Foto: João Barreto
Centro Cultural do Legislativo (CCL) abriga mostra até o dia 7 de abril, entre 9h e 17h
Além do material exposto, há uma caixinha onde o visitante responde questões em que a expositora levanta o debate: por que cada dia que passa mais mulheres morrem vítimas de violência doméstica? Você acha que a Lei está protegendo as mulheres? Você sabe o que significa feminicídio? Você denunciaria um agressor? O que pode ser feito para melhorar a segurança da mulher?
Manequins devidamente trabalhados artisticamente por Jomapina reportam-se ao 'Não à Violência' e ao 'Basta de Feminicídio'. Outras referem-se à prevenção ao câncer de mama. Já quadros mostram Macaé: dos pescadores do rio homônimo ao Peito do Pombo (Sana). Ainda há pinturas que transmitem belezas e elogios à natureza.
Dezesseis poemas também são encontrados no CCL, incluindo as Memórias da época infantil e adolescente da autora. Jomapina ainda desenvolve a arte ingênua, chamada de pintura francesa: arte Näif. Esta aborda pintura da vida, por meio de pessoas comuns ou autodidatas.
Uma vida voltada à arte
A artista macaense Josilene Nascimento (Jomapina) já deu aulas de Artes Plásticas. É formada em Pedagogia. Leciona para crianças a partir dos seis anos de idade. Ela ministra palestras sobre arte e realiza trabalhos de filantropia com pessoas especiais.
Jomapina pinta e ensina várias técnicas de pintura. É autodidata. Desde criança, a arte despertava sua atenção. Já foi ganhadora de diversos prêmios e participou de inúmeras exposições. Encontra na arte um caminho de cura para a depressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário