sexta-feira, 8 de maio de 2020

Histórico

Inauguração da nova sede do Instituto Municipal...

Sede do Instituto Municipal de Turismo - CURITIBA TURISMO

Palacete WOLF 

A família austríaca Wolf chegou ao Brasil em 1858 e requereu em 1875 “cem palmos” de terreno no Largo de Igreja do Rosário para construir um edifício. Não se sabe se a finalidade de sua construção era de moradia permanente da família, que também possuia uma chácara nos arredores da cidade e utilizava a casa do antigo Largo do Rosário para reuniões sociais. Entre 1889 e 1895 esse prédio serviu ao Quartel-General do 5º Distrito do Exército brasileiro, quando ficou preso em seu porão o Barão de Serro Azul, em decorrência da Revolução Federalista. Após o Exército deixar o prédio, sucederam-se diversos locatários, como colégio, loja, escola de música, Câmara Municipal, entre outros. Em 1974 houve a desapropriação para instalar a recém-criada Fundação Cultural. Para tanto, foi realizada a restauração e reciclagem do prédio.
O Palacete Wolf exemplifica a arquitetura nobre urbana de residência da metade do século XIX. O ecletismo de sua arquitetura é expresso pela convivência de influências do neoclássico, urbano por excelência, com elementos culturais de origem germânica típicos de suas edificações rurais. Neoclássica é a composição da fachada simétrica. A tradição germânica se faz presente na cobertura de telhas cerâmicas em forma de escama, ditas alemãs; na técnica construtiva do enxaimel das paredes dos fundos e nos lambrequins de madeira recortada que enfeitam os beirais das varandas internas. A disposição do espaço em L proporciona um pequeno pátio interno. 

Instituto Municipal de Turismo - CURITIBA TURISMO

Após sediar departamentos da Fundação Cultural, em 2017 o Palacete se tornou sede do Instituto Municipal de Turismo. O órgão municipal de Turismo é responsável pela atividade em Curitiba, pelas feiras de arte e artesanato, pelos Postos de Informações Turísticas e pela gestão do atrativo Torre Panorâmica.
A gestão do turismo no município de Curitiba oficialmente começou em 1952 com a criação do Departamento Municipal de Turismo e Propaganda e em 1959 passou para o Departamento de Educação, Cultura e Turismo. Em 1989 havia um Departamento de Turismo vinculado à Secretaria de Governo Municipal, no ano seguinte o Departamento passou para a Fundação Cultural de Curitiba. Em 1993 foi criada a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, com Departamento de Turismo e Diretoria de Artesanato. Já em 2001 o Departamento de Turismo passou para a CIC – Companhia de Desenvolvimento de Curitiba e a Diretoria de Artesanato para a Fundação de Ação Social.
Em 2005 houve a implantação da Secretaria Extraordinária de Turismo que em agosto do mesmo ano foi transformada em Instituto Municipal de Turismo. Uma autarquia de administração indireta da Prefeitura de Curitiba, criada pela Lei nº 11.408 de 10 de maio de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário