'Estou apenas tentando fotografar a vida como eu a vejo.' Earlie Hudnall Jr. passou mais de 40 anos documentando bairros historicamente negros em Houston
euong antes da morte de George Floyd , Earlie Hudnall Jr. estava fotografando o bairro onde Floyd cresceu. O Terceiro Distrito de Houston, como muitos enclaves Negros, sofreu os efeitos de longo prazo do racismo e da desigualdade sistêmicos. Mas Hudnall, que documentou vários bairros historicamente negros em Houston por mais de 40 anos, não se concentra nas agruras da pobreza. Em vez disso, suas fotos capturam o cotidiano dos residentes, repleto de momentos de beleza e alegria. “As pessoas precisam saber que você vê as coisas dentro do que elas chamam de 'gueto'”, diz Hudnall. “É o lar onde crianças e pessoas têm que sobreviver, viver e coexistir juntos.”
A noção mais antiga de Hudnall sobre a importância da fotografia veio de sentar-se na varanda com sua avó Bonnie Jean em Hattiesburg, Mississippi, olhando um álbum que ela montou sobre a comunidade. “Isso ficou comigo porque era um documento que representava nossa história”, diz Hudnall. “Tanto se perdeu dentro da comunidade negra por não ser capaz de manter sua própria história, desde a escravidão até agora.” Em 1968, depois de servir no Vietnã, ele se mudou para Houston e estudou na Texas Southern University, onde encontrou um mentor no artista e professor John T. Biggers. “Ele sempre disse: 'Arte é vida'”, diz Hudnall. “É preciso basear-se em suas experiências pessoais, família, comunidade e o que você é. Esta tem sido toda a minha situação. ”
Hudnall registra para a posteridade a arquitetura de casas antigas e a vida vibrante dentro delas. Ele retrata pessoas à vontade, celebrando feriados, vestidas com seus trajes de domingo e crianças escravizadas pelo verão. “Esses são os jovens Floyds chegando”, diz ele. “Eles precisam ser cuidados e orientados. Em vez de segurar uma placa e marchar por um ou dois dias, depois esquecê-la, venha aqui, converse com as pessoas, conheça-as ”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário