JACQUES SÉGUÉLA: “POLÍTICO QUE MUDA DE PERSONAGEM NÃO PRODUZ MAIS EMOÇÃO”! 1. Jacques Séguelá –por décadas- foi o principal especialista em comunicação política na França. Assessor de Imagem de François Mitterrand, nunca tocou no perfil, seu timbre de voz, seu estilo, enfim, seu personagem e assim ajudou Mitterrand a ser considerado o melhor político europeu no uso da TV. 2. Jacques Séguéla escreveu um clássico da comunicação política narrando sua experiência de anos com Mitterrand: “Em nome de Deus”, infelizmente não traduzido para o português. 3. Dois pontos podem ser destacados do livro. Um deles, quando analisa a influência do publicitário na imagem existente do político. Séguéla diz: A cena política apenas parece com a cena teatral. Mas há uma diferença fundamental. Quando o ator muda de personagem, continua a provocar emoções. Quando o político tenta mudar de personagem, não produz mais nenhuma emoção. 4. Séguéla fundou a escola francesa de comunicação política. Essa tem uma diferença básica da escola norte-americana. Para a escola americana (lembrar Reagan, Clinton...), todo dia é dia de eleição. Ou seja, a exposição do ‘presidente’ deve ser diária. Séguéla pensa de forma contrária. Ele diz: “A exposição do político é como se expor ao sol. Um excesso de exposição produz queimaduras, às vezes de terceiro grau.
5. O aconselhável é como nado borboleta ou golfinho: levanta, aparece, mergulha se protege. Assim, nunca terá uma queimadura com essa exposição alternada ao sol”. |
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