Fiscalização do transporte público reforça combate à pandemia
A nova estratégia de fiscalização e planejamento do transporte público de Macaé reforça as ações de enfrentamento ao novo estágio da pandemia do Coronavírus. Além de reorganizar o sistema, o governo assegurou também o aumento da frota de ônibus disponível à população, para cumprir uma das principais medidas adotadas para reduzir o contágio do vírus: a proibição de circulação de pessoas em pé nos coletivos.
Em entrevista ao programa Fala Zezé Abreu na rádio 101 FM, realizada nesta segunda-feira (22), o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, garantiu que a fiscalização sobre o transporte público da cidade é periódica e visa assegurar a melhora do serviço prestado à população.
“Criamos uma estratégia para evitar aglomerações nos ônibus, segundo diretriz de decreto. Hoje, 180 ônibus estão circulando na cidade que são monitorados com frequência para assegurar ao usuário um serviço mais eficiente. Ainda precisamos melhorar muito, como reativar linhas e modernizar a frota. Mas, aos poucos, vamos conseguir avançar”, explicou o secretário.
A Mobilidade Urbana também desenvolve projetos que visam aprimorar o transporte no município ao definir investimentos em melhorias na infraestrutura de terminais, além da criação de um sistema de monitoramento on-line das rotas.
“A secretaria já trabalha nos projetos de reforma dos terminais Cehab e Lagomar, além da construção de nova ciclovia que interligará o bairro São Marcos ao Parque de Tubos. Também estamos desenvolvendo um sistema inteligente que permitirá ao cidadão o acesso à informações que ajudarão a melhorar o fluxo, por meio de monitoramento virtual”, anunciou Jayme.
Bloqueios
Atualmente, Macaé mantém quatro pontos de bloqueio na área central: Terminal Cabiúnas, Terminal Parque de Tubos, Pedreira (RJ 168) e Imburo. Na Serra, a fiscalização acontece no Portal do Sana. Na entrevista, Jayme Muniz reforçou a estratégia do bloqueio em reduzir a circulação de pessoas em Macaé que não possuem comprovação de rotina, de acordo com a resolução 02/2021 publicada no sábado (20) pela Secretaria de Saúde.
“Todos os dias estamos aprimorando a logística dos bloqueios sanitários. O objetivo é controlar o acesso a Macaé e assegurar que a fiscalização ocorra de forma segura, tanto para os nossos servidores, quanto para a população”, explicou o secretário.
Ações também podem ser adotadas pela população para auxiliar no fluxo dos veículos, como por exemplo, a preparação do documento que permite o acesso a Macaé, para que seja apresentado de forma imediata na passagem do veículo ao bloqueio.
“Ainda identificamos pessoas que tentam acesso ao município sem ter a comprovação de rotina. Precisamos da conscientização das pessoas para garantir a eficácia no combate ao vírus e superar a atual fase da pandemia”, reiterou Jayme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário