quarta-feira, 15 de setembro de 2021

 

Programa Saúde na Escola prossegue na rede municipal

2021-09-15 09:40:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Maurício Porão
Nesta quarta-feira (15) a ação acontecerá na Escola Eraldo Mussi

O Programa Saúde na Escola (PSE) prossegue suas atividades no Colégio Municipal Eraldo Mussi (Malvinas) nesta quarta-feira (15), a partir das 8h. A iniciativa do Governo Federal em ação conjunta com estados e municípios segue os protocolos sanitários de distanciamento social. O atendimento conta com medição de peso e altura, orientação de saúde bucal, distribuição de kits odontológicos e avaliação da saúde ocular.

Diante da triagem, os resultados poderão evidenciar a necessidade de encaminhamento específico à rede pública de saúde. O PSE conta com trabalho integrado da Coordenadoria da Área Técnica e Alimentação e Nutrição (Catan), Estratégia Saúde da Família (ESF) e Secretarias de Saúde e Educação

Em Macaé, o PSE acontece em 20 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Nesta terça-feira (14), a garotada do 1º ao 5º ano interagiu junto às palestras sobre saúde bucal, orientações e importância da consulta odontológica. A aluna Ana da Silva, de 6 anos, aprovou a ação. “Temos que cuidar dos nossos dentes e da saúde mesmo”, contou. A diretora do colégio, Adelina Ribeiro (geral), pontuou que esta ação prima não a qualidade de vida, mas o zelo com os alunos. “Este é um trabalho importante, pois comprova o cuidado com os participantes”, observa.

De acordo com a Secretária de Educação, Eliane Araújo, o PSE se preocupa com a segurança da saúde dos alunos. "O objetivo é que esses estudantes participantes tenham maior qualidade de vida e, principalmente, que possam criar hábitos mais saudáveis, prevenindo doenças crônicas. "O programa Saúde na Escola tem o foco para prevenção e promoção da saúde", ressalta.

Para a Coordenadora de Odontopediatria e Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Carla Bittencourt, o retorno das atividades educativas de saúde bucal nas escolas é o início do nosso novo normal. “Estamos muito felizes. Não podemos esquecer que, embora ainda estejamos em momento de pandemia, o restante dos problemas relacionados à saúde continuam existindo”, observa.

Já o Catan levou sua equipe para aferição de altura, pesagem dos alunos e avaliação do estado nutricional. Segundo a Coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Veronica Martins Guimarães, conforme os casos, o estudante é encaminhado para rede de proteção da saúde e Estratégia Saúde Família do bairro.

Agentes de saúde bucal e também comunitários de saúde que atuam na Estratégia Saúde Família (ESF) das Malvinas realizaram avaliação da saúde ocular dos estudantes. Conforme a triagem, os casos que necessitaram de acompanhamento mais específicos são encaminhados para rede de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário