QUISSAMÃ:
Casa do Empreendedor é inaugurada
Inauguração da Casa do Empreendedor atrai pequenos empresários
“A Casa do Empreendedor de Quissamã auxiliará o empresário local a ter oportunidades de negócios frente ao desenvolvimento que virá com o Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado”, conforme disse o prefeito Armando Carneiro durante a inauguração da estrutura, que vai facilitar a vida dos empreendedores individuais e micro e pequenos empresários, com benefícios como desburocratização legal, microcréditos e consultoria. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes ao evento, que contou com a participação de parceiros da Prefeitura, como representantes do Banco do Brasil e do Sebrae. Na ocasião, também houve o lançamento do Programa Microcrédito ACREDITAR.Segundo o prefeito, a inauguração da Casa do Empreendedor e todos os benefícios que ela possibilita ao empreendedor individual e micro e pequenos empresários representam uma aceleração do desenvolvimento de Quissamã. Valorizando a capacidade de trabalho, Armando homenageou empresários locais através de cinco representantes que são exemplo do empreendedorismo, inclusive gerando empregos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Cunha Carneiro, garantiu que os impactos do empreendimento de Barra do Furado gerarão oportunidade de negócios e empregos diretos e indiretos. “Restaurantes, hospedagens, trabalhos de apoio e outros serviços têm muito a ganhar com a maior circulação de recursos no município”, ressaltou, dizendo que a Casa do Empreendedor surge para potencializar o empreendedor local e estimular novos negócios, contando com parcerias do Banco do Brasil, Sebrae e da Junta Comercial do Rio de Janeiro (JUCERJA).
Falando do Programa Microcrédito ACREDITAR, o gerente geral do Banco do Brasil (BB), Roberto Maroti Teodoro Júnior, disse que o banco tem todos os recursos que os pequenos empreendedores precisarem, como empréstimos. “O importante é trabalhar com responsabilidade e promover o desenvolvimento do município”, destacou. Já o gerente Sebrae-Região Norte Fluminense, Gilberto Soares, afirmou que 98% das empresas nacionais são micro e pequenas, fazendo a economia girar em todos os municípios. “O Sebrae vai estimular e beneficiar estes pequenos empreendedores locais”, salientou, revelando que toda quinta-feira haverá atendimento do Sebrae na Casa do Empreendedor.
Cenário — Os números de Quissamã mostram o crescimento. Dados empresariais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo registram que nos últimos 12 meses houve um aumento de 19,70% de empresas e 49,20% de empreendedores individuais legalizados no município. Até junho de 2011 havia 587 empresas e no prazo de um ano (até junho de 2012) surgiram mais 144 empreendimentos, totalizando 731 empresas no município. Já entre os empreendedores individuais o aumento proporcional foi ainda maior, com 185 registrados até junho de 2011, e deste período até junho último houve um aumento de 179, chegando a um total de 364 empreendedores individuais.
Durante o evento, três empreendedores foram homenageados com uma placa de Empreendedores Modelos: a proprietária de restaurante e pousadas Zenilda Maria das Dores Rodrigues, a Zê; o proprietário do Cicle-Pedal e setor de transporte (para Barra do Furado), Adriano José dos Santos, o Mosquito; e Maria de Lourdes da Silva, a dona Maria do Cachorro Quente. Além destes, a dona de atelier Joseth Moreira e a proprietária de salão de cabeleireiro Rosa Maria Souza Silva receberam do Programa de Microcrédito um cheque no valor de R$ 2 mil e R$ 1,6 mil, respectivamente.
A Casa do Empreendedor abrange três setores: o Núcleo de Apoio ao Empreendedor que engloba o Programa Quissamã Empreendedor e as ZEN's, e todas as atividades de apoio ao empreendedor individual, a micro e pequena empresa, incluindo legalização e treinamento empresarial; o Núcleo de Registros Empresárias que compreende todos os registros na Junta Comercial, CNPJ, DOCAD e encaminhamento para alvarás da Prefeitura; e Núcleo de Microcrédito que desenvolve o Programa ACREDITAR em parceria com o Banco do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário