segunda-feira, 9 de julho de 2012

RIO DAS OSTRAS:

Relatório aponta potencial

 econômico da cidade

Foto: Mauricio Rocha
Foto de um homem palestrando para várias pessoas em um auditório
Orlando Thomé destacou as potencialidades econômicas de Rio das Ostras
Empresários de diversos setores econômicos de Rio das Ostras participaram, nesta quarta, dia 4, de uma palestra que aconteceu no auditório do Centro de Qualificação Profissional que fica na ZEN - Zona Especial de Negócios. Na ocasião houve a apresentação do “Estudo para Identificação de Setores e Segmentos Econômicos com Potencial de Desenvolvimento no Município de Rio das Ostras”. O diagnóstico econômico foi elaborado por determinação da Secretaria Municipal de Planejamento.

O relatório detalhado foi elaborado pela empresa de consultoria Orlando Thomé e Associados e teve como base dados do IBGE, Ministério do Trabalho e diversas secretarias municipais de Rio das Ostras. Empresários do município também foram ouvidos e tiveram suas ponderações analisadas. O levantamento aponta quais setores devem ser ainda mais estimulados ao crescimento, entre eles, a indústria e o turismo.

O consultor na área de gestão, Orlando Thomé Cordeiro, responsável direto pelo relatório final, apresentou alguns direcionamentos para a cidade que não para de crescer. Ele observou que as potencialidades do município devem ser exploradas para que a dependência dos royalties seja cada vez menor. “É necessário que se tenha diretrizes, ações e intervenções do poder público para que o desenvolvimento sustentável aconteça. A ZEN – Zona Especial de Negócios é um belo exemplo disso, aproveitando o momento econômico favorável para gerar emprego e renda para a população”, disse Orlando.

NOVOS INVESTIMENTOS - No mesmo dia, às 19h, mais um grupo de empresários de diversos setores da economia de Rio das Ostras esteve presente no espaço AnaGui Lounge, no Centro. Eles ouviram as constatações do consultor Orlando Thomé sobre as potencialidades do município e os caminhos para novos investimentos. O palestrante destacou que é preciso atrair mais investimentos e mantê-los. Nesse contexto, Orlando Thomé destaca o poder público municipal pelos constantes investimentos que realiza. “Precisamos pensar em desenvolvimento com qualidade de vida para a população. O turismo tem sido um diferencial para a economia de Rio das Ostras e por isso deve ser visto como investimento prioritário”, concluiu Orlando Thomé.

Cláudio Vinhoza, que esteve presente na palestra sobre o diagnóstico econômico do município, estuda a possibilidade de lançar seu próprio negócio na cidade e, há algum tempo, observa o cenário econômico local. Para ele, os dados da avaliação são favoráveis a novos investimentos. “A estimativa é que nos próximos anos o número de habitantes chegue a 240 mil pessoas. Ainda existe uma grande área a ser explorada em Rio das Ostras, como a Zona Especial de Negócios. Quem se preparar agora terá chance de investir e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade”, comentou.

Aline Campos, proprietária da Tocolândia, em Costazul, ficou satisfeita com o que ouviu. Segundo a empresária, os dados apontam o sucesso de alguns empreendimentos que mudaram a postura diante do aumento de pessoas que vieram para Rio das Ostras nos últimos dez anos. Ela conta que já há algum tempo busca cativar ainda mais a população e, com a avaliação, concluiu que está caminhando corretamente. “É muita gente vindo para Rio das Ostras. São pessoas que investem diretamente na economia da cidade. São nossos clientes em potencial, temos que assumir esta realidade”, disse Aline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário