sexta-feira, 3 de agosto de 2012



QUISSAMÃ:

Jurubatiba vai ganhar Mirante de Observação

Vista aérea da Lagoa da Garça em Quissamã - Foto: Wellington CordeiroVVista aérea da Lagoa da Garça em Quissamã - Foto: Wellington Cordeiro 
O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba receberá um Mirante de Observação e Visitação Turística. O anúncio da construção da torre foi feito no último dia 25, na Câmara de Compensação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, tendo sido aprovado por unanimidade. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O mirante será construído próximo a Praia de João Francisco (as margens da Lagoa da Garça) e será custeado com recursos do Fundo de Compensação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente, por consequência da obra de implantação do Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado.

Na ocasião, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, disse que a construção do mirante vai contribuir para a fiscalização e preservação, sobretudo, das toninhas, uma vez que o Parque possui uma localização estratégica no que diz respeito a preservação ambiental.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quissamã, Haroldo Carneiro, salientou a importância do uso da compensação ambiental obrigatória das obras do Complexo para desenvolver o turismo local e ao mesmo tempo, dotar o Parna de mais uma estratégia de preservação. "Essa iniciativa exemplifica bem a intenção de Quissamã em buscar o desenvolvimento sustentável, ou seja, utilizar recursos de compensação ambiental de um projeto de grande importância econômica, para proteger e desenvolver o Parque de Jurubatiba de forma ordenada", destacou.

A direção do Parque, representada na reunião pelo chefe em exercício, Marcos César, ressaltou que a construção do mirante além de ampliar o turismo, também facilita o monitoramento da unidade de conservação, valorizando o Parque como atrativo turístico com vistas para a Copa de 2014.

Os investimentos – Jurubatiba é considerada como uma das poucas áreas de restingas conservadas do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro. O Parque foi criado em 1998 e desde então passou a atrair ainda mais pesquisadores pela sua grande diversidade de fauna e flora, com espécies ameaçadas de extinção, como a toninha. Em 2008 recebeu o Centro de Visitantes de Jurubatiba em Quissamã, situado na Praia de João Francisco.

A torre terá pouco mais de 26 metros de altura, construída em formato hexagonal. Composta por oito pavimentos com seis decks, a obra tem caráter sustentável, com reaproveitamento de água pluvial (chuva) e o uso de energias renováveis (por meio de energia eólica – do vento - e biogerador a etanol).

Além da implantação do Mirante de Observação e Visitação Turística o Parque vai receber outros investimentos importantes como a construção do Centro de Visitantes em Macaé (através de um termo de ajustamento de conduta assinado entre a Petrobras e o Ministério Público Federal de Macaé), bem como, novos equipamentos de proteção e capacitação de guardas ambientais parceiras.

Na reunião, Minc ainda aprovou a expansão do Parque de Jurubatiba apenas na área marinha. A ideia é poder ampliar a fiscalização para a preservação da toninha e outras espécies em extinção encontradas nesta parte do litoral.

Um comentário: