domingo, 14 de outubro de 2012

É TEMPO DE TRANSIÇÃO EM MACAÉ

Transição:

 Aluizio Jr. visita Riverton Mussi na Prefeitura

No dia seguinte das eleições o prefeito eleito de Macaé,  Dr. Aluízio Jr.,  visitou à sede Prefeitura, estava acompanhado de vários assessores políticos e jurídicos. O motivo da visita foi para formar a criação de uma Comissão de Transição, que tem por objetivo se inteirar dos processos da atual administração, que servirá como uma espécie de bússola  no planejamentos da  gestão 2013-2016.
 

No encontro que teve o prefeito  Riverton Mussi, Dr. Aluízio Jr. falou da  necessidade de manter os projetos que deram certo para o município e estudar aqueles que ainda não entraram em ação. “precisamos conhecer os projetos que a atual gestão  possui para Macaé para ver o que irá beneficiar, de fato, a população e se condizem com nosso projeto a partir de 2013”, disse.



O atual chefe do Executivo Municipal se colocou à disposição para auxiliar em todo o processo de transição. Na ocasião o recém eleito Aluizio Jr. anunciou os nomes da equipe que participará na  Comissão de Transição; São eles: Antônio Luiz Santos, Leornardo Gomes,  Paulo Cavalcanti, Ramirez Candido, Augusto César Salgado, Aderson Ferreira Júnior, Flávio Mancebo.


Prefeito eleito Aluizio Jr.
Prefeito Riverton Mussi



O PORQUER DA COMISSÃO DE TRANSIÇÃO


A necessidade de constituir uma comissão de transição de governo nos Municípios brasileiros é uma atitude que resguardará não somente os gestores sucessor e sucedido, mas toda a sociedade, que não será privada do benefício do repasse de outros recursos públicos, bem como não incorrerá em despesas extras decorrentes de simples desavenças políticas que podem ser amenizadas pelas recomendações expostas anteriormente. 
 

A equipe de transição administrativa seja mista, composta de participantes dos dois governos, com possibilidade de responsabilização dos membros da comissão por atos que culminem em queima de arquivo, danificação de equipamentos públicos e instalações, com todas as sanções administrativas cabíveis, além de multa e obrigação de reparar os danos causados, visando evitar tentativas de sabotar o novo governo. Diga-se de passagem que também é uma forma de resguardar o gestor que deixa o cargo.
 

. A equipe de transição tem por objetivo inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração pública federal, estadual  municipal e preparar os atos de iniciativa do novo gestor, a serem editados imediatamente após a posse. Os membros da equipe de transição serão indicados pelo candidato eleito e terão acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do governo municipal.
 

Diversos Estados e Municípios estão adotando essa metodologia de transição, como Minas Gerais, Ceará, Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará e Varginha/MG, somente para citar alguns exemplos. Portanto, a recomendação é que os pequenos Municípios também utilizem dessa postura, com o parlamento municipal aprovando a devida legislação, de modo a serem implementados os seguintes atos mínimos pelo gestor antecessor e sucessor:
 

a)Composição de comissão mista de transição administrativa no interregno entre a proclamação dos resultados de eleição até quinze dias após a data da posse do Chefe do Poder Executivo, quando incorrer reeleição;
 

b)Eleger Advogado com conhecimento em Direito Público e Contador especialista em Finanças e Contabilidade Pública a fim de emissão de parecer e certificações quanto ao valor das receitas e dívidas municipais e outras questões que demandem o conhecimento desses profissionais; 
 

c)A Comissão Mista de Transição deverá elaborar relatório pormenorizado da situação de cada uma das unidades administrativas, órgãos e entidades, como quantidade de pessoal efetivo e em comissão, remuneração, bens móveis e imóveis;
 

d)Inventariar todos os Convênios e outros instrumentos congêneres com a União, demonstrando a situação de cada um como prazo de vigência, atestando a existência ou ressalvando a ausência dos documentos comprobatórios da prestação de contas, a exemplo de Notas Fiscais, Recibos, extratos de conta corrente, publicações em Diários Oficiais etc;
 


e) Toda a documentação produzida pela equipe de transição deve ser numerada, protocolada e possuir fé pública.

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