terça-feira, 8 de outubro de 2013

Rio das Ostras: Consórcio de Saúde é discutido entre gestores



Foto de vários ciclistas durante competiçãoFoto de uma criança aprendendo a andar de bicicleta

O prefeito Sabino esteve reunido, nesta segunda, dia 7, com os chefes do Executivo de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, e de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o “Andinho”, discutindo a implantação efetiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea (CISBALi). Uma das propostas debatidas foi a incorporação da estrutura do Hospital de Barra de São João pelo Consórcio, e a sua transformação em um Centro de Referência Regional para Apoio ao programa do Hiperdia, de atendimento a pacientes hipertensos e diabéticos. Também participaram do encontro o vice-prefeito de Casimiro, Pastor Zedequias, o Secretário Executivo do Consórcio, Marcelo Paiva, e os secretários de saúde dessas cidades e de Búzios.

O Hiperdia é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de hipertensos e diabéticos do Governo Federal. Esse programa é altamente capilarizado na sociedade, existindo na maioria das cidades brasileiras com amplo aspecto de atendimento. Além do cadastro, o Sistema permite o acompanhamento e a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos.

O Centro passaria a oferecer atendimento em angiologia, cardiologia, endocrinologia, nutrição, reabilitação, oftalmologia e psicologia. Também incluiria a oferta de exames complementares, como laboratorial, radiografia, ecocardiograma, doppler, teste de esforço, holter, monitoramento da pressão arterial, sala do pé diabético e eletroneuromiografia.

O Hospital Estadual Gelio Farias, de Barra de São João, seria ainda a sede do Consórcio, beneficiando a população dos nove municípios que compõem a Baixada Litorânea. O objetivo é centralizar o atendimento especializado no local, evitando assim a superlotação nos hospitais e postos dos municípios. https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário