segunda-feira, 2 de junho de 2014

Fórum do Programa Saúde na Escola acontece nesta terça-feira

02/06/2014 17h05 - Jornalista: Joice Trindade
Tudo pronto para o Fórum do Programa Saúde na Escola (PSE). A programação que irá acontecer nesta terça-feira (3), no auditório 31 da secretaria de Educação, a partir das 14h, tem o objetivo de apresentar um balanço das atividades executadas nas 23 escolas municipais atendidas com o programa.


O fórum tem como público alvo representantes das unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF), alunos dos cursos de Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e dirigentes das escolas atendidas. Outra proposta do encontro é lançar as perspectivas do PSE para a nova adesão , que vai acontecer no mês de agosto deste ano. A intenção é que a partir desta assinatura, o programa seja ampliado para seis novas unidades municipais: Colégio Municipal Pedro Adami, Engenho da Praia, Coquinho, Sana, Onilda Maria da Costa , além da Escola Municipal deEducação Infantil Carmem de Jesus França.

O tema central do Fórum é “Saúde” no projeto político pedagógico das escolas municipais. Serão enfatizadas questões como a educação diante do consumo consciente dos alimentos e a influência da publicidade. A rede municipal de ensino desenvolve as atividades do Programa Saúde na Escola colocando em prática o conceito das Escolas Promotoras de Saúde. Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, "o objetivo do PSE é a educação integral dos estudantes por meio de ações de proteção e promoção da saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento da comunidade escolar da rede pública de educação”, ressaltou.

Já o coordenador do PSE, Marcelo Machado, afirmou que o encontro visa ainda aproximar outros órgãos parceiros do programa. “A proposta é intensificar a aproximação entre escolas e equipes de Atenção Básica e a socialização e reforço das ações desenvolvidas pelas unidades”, disse.

PSE - Para execução das atividades, o programa conta com ação integrada das equipes do Estratégia Saúde da Família, Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), Centro de Referência do Adolescente (CRA), Divisão de Educação e Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), subsecretaria da Infância e Juventude, além de equipes da Saúde na Escola e Nutrição.

Com o trabalho também são realizadas atividades como verificação da situação vacinal e identificação de doenças. Na lista das atividades estão ainda promoção de segurança alimentar e alimentação saudável, ações de Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Saúde Mental e Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos, triagem oftalmológica, medição de peso e altura, saúde bucal, verificação da situação vacinal e alteração da linguagem oral, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário