Musicoterapia como auxílio na recuperação de pacientes da FMS
O Dia da Música é comemorado no dia 21 de junho. Na Fundação Municipal de Saúde (FMS), a música é utilizada regularmente com fins terapêuticos, auxiliando na recuperação de pacientes. A técnica estimula a criatividade e a comunicação, facilita a exposição de sentimentos e emoções e diminui a ansiedade de pacientes e acompanhantes.
A FMS possui quatro profissionais de musicoterapia, que atuam nos hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus e no Centro Regional de Reabilitação, realizando cerca de 760 atendimentos por mês. No HGG, as musicoterapeutas Andrea Farnettane e Amélia Lima realizam aproximadamente, 90 atendimentos semanais, na Clínica Pediátrica e na Reabilitação.
No HFM, são realizados cerca de 100 atendimentos por semana. O Serviço de Musicoterapia é desenvolvido pelas profissionais Ana Christina Mussalem, que atua na Clínica Pediátrica do hospital; e Bianca Bruno, que atua na Clínica Médica e na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip).
A musicoterapeuta Ana Cristina Mussalem percorre as enfermarias da Pediatria do HFM, três vezes por semana, com o auxílio de instrumentos musicais, como flauta e pandeiro, fazendo exercícios rítmicos e cantando com as crianças. “No ambiente hospitalar nos deparamos com o sofrimento, o medo e, com a música, o ambiente fica mais leve. Além da parte emocional, procuramos estimular a criatividade e o desenvolvimento infantil, fazendo com que as crianças, mesmo doentes, continuem produzindo”, afirma a profissional.
Ana Cristina ressalta, ainda, a importância da musicoterapia para estimular os sentidos e a percepção, principalmente no caso dos bebês. “Utilizamos instrumentos coloridos e músicas, fazendo com que a criança busque o som. A musicoterapia também auxilia no estabelecimento do vínculo afetivo da mãe com o bebê. Incentivo as mães a cantar e tocar em seus filhos. Um vínculo bem estabelecido deixa a criança mais segura”, ressalta a musicoterapeuta.
Por: Dayanne Maia - Foto: Divulgação - 27/06/2014 10:59:56
Nenhum comentário:
Postar um comentário