sábado, 26 de setembro de 2015

Décimo Encontro de Seresteiros de Macaé acontece no sábado na Rinha das Artes

E-mailImprimir
A seresta, movimento cultural e musical que ressurge em Macaé , será, no seu décimo ano consecutivo, motivo de encontro especial. Neste sábado (26) a partir das 20h, o Espaço Cultural Rinha das Artes sediará o Encontro de Seresteiros "Macaé Canta Seresta" que terá a participação de instrumentistas e cantores de seresta de todo o estado do Rio de Janeiro.
macae canta seresta 02
                                                                                      Foto Divulgação
As edições do Encontro de Seresteiros repercutem em toda a região e este ano, em julho de 2015, foi instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município de Macaé a realização do projeto "Macaé Canta Seresta", a ser realizado anualmente, no último sábado do mês de setembro. Lei sancionada pelo prefeito Dr. Aluízio Junior.
O evento é direcionado a músicos e interessados na música de seresta, independentemente de idade ou do nível técnico-musical.  Para garantir presença nas apresentações de seresta o artista precisa efetivar inscrições que foram iniciadas em agosto e encerradas no início de setembro. Entre os artistas nacionalmente reconhecidos que confirmaram presença são Lia Apolinário e Guacira Câmara seresteiras de Duque de Caxias, Luis Coutinho de São Gonçalo e os regionais Humberto Schuartz (violão), Nei Viana (violonista), Arnaldo Feras (Pandeiro) e Danka Nubia, cantora e percussionista que irão apresentar ao grande público o melhor da seresta.
O evento tem apoio da Fundação Macaé de Cultura e tem como realizadores Nadia Amaral e Francisco Carlos do Amaral, conhecido carinhosamente como Chiquinho. O casal que sempre frequentou locais de serestas em todo o estado, teve a idéia de fundar o encontro de seresteiros em Macaé. “São diversos encontros de seresta no estado do Rio e queremos resgatar essa cultura em nosso município que nos anos 40, 50 e 70 fazia parte da cultura local. Queremos que a partir desses encontros se crie um festival”, conclui Chiquinho.
No encontro de sábado além de muita música de seresta serão feitas homenagens aos seresteiros que partiram nos últimos 10 anos. A programação continua no domingo (27) a partir das 9h onde os músicos voltam em cena com apresentações na Lira dos Conspiradores e encerrarão o encontro com um almoço de confraternização. O evento é gratuito e aberto a população.

Thaisa Araújo
Da FMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário