quarta-feira, 2 de setembro de 2015

QUISSAMÃ PROMOVE MAIS UMA CAPACITAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE MENTAL

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

AÇÃO VISA MELHORAR O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS

Capacitação para cerca de 12 profissionais da rede, na área de Saúde Mental - Foto: Adilson dos SantosA Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu mais uma capacitação para cerca de 12 profissionais da rede, na área de Saúde Mental, entre eles médicos e enfermeiros, na tarde desta quarta-feira (02), na Coordenação da Estratégia de Saúde da Família – ESF.
“Retirada e uso racional dos benzodiazepínicos (tarja preta)” foi o tema da palestra, ministrada pelo médico psiquiatra, Ilton Marcos de Castro e pela psicóloga, Júlia Abreu, que serviu para elevar o nível de conhecimento dos profissionais e melhorar o desempenho das atividades do dia a dia.
Um dos principais objetivos da discussão sobre o uso abusivo de benzodiazepínicos e seus prejuízos a longo prazo foram debatidos com o propósito de reduzir a quantidade de usuários no município que utilizam a medicação. Elas causam dependência e efeitos adversos graves, principalmente após uso contínuo de longa duração.
Os “benzos” ou “tarja preta” como são popularmente conhecidos, causam dependência e este curso visa socializar a experiência do psiquiatra e da psicóloga com um grupo de pacientes, que vem sendo realizado pelo ambulatório de saúde mental. Os dois profissionais interagem no tratamento de dependência, substituindo a medicação por técnicas de respiração, relaxamento, higienização do sono, entre outros.
A Coordenadora Técnica de Saúde Mental, Paula Miranda, falou sobre a importância da atividade. “Este é um trabalho pioneiro no município, onde a saúde trabalha de forma integrada. A atenção básica e a saúde mental buscam a melhor qualidade de vida dos pacientes modificando hábitos e estilo de vida”, afirmou.
A Secretaria da Saúde promove constantemente capacitações para que os servidores desempenhem da melhor forma as funções necessárias, visando sempre um atendimento de excelência para a população. Os processos de qualificação devem tomar como referência as necessidades dos munícipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário