segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ARTESANATO DE QUISSAMÃ SE APRESENTA DE “CARA NOVA” EM EXPOSIÇÃO NO CENTRO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANISMO

GRUPO DE ARTESÃS DO MUNICÍPIO EXPÔS TRABALHOS DESENVOLVIDOS DURANTE CURSO PROMOVIDO EM PARCERIA COM O SEBRAE

Curso “Cores, formas e design” - Foto Adilson dos SantosNesta quarta-feira (07), foi dia do artesanato de Quissamã mostrar uma nova identidade. Uma exposição foi realizada na Praça Mário Moreira, no Centro, ao lado da Casa do Empreendedor, com as peças produzidas por um grupo de artesãs do município, durante o curso “Cores, formas e design”, numa ação desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda, em parceria com o Sebrae.
Em todo o período do curso, as artesãs trabalharam com o tema: Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Segundo as consultoras do Sebrae, Glayce Mendes Carneiro e Glayde Mendes Cordeiro, que estiveram presentes na exposição, o grupo foi bem receptivo quanto às técnicas de processo criativo recebidas no curso.
“A ideia era dar uma cara nova ao artesanato da cidade. Coordenamos a cartela de cores e outras técnicas para dar mais visibilidade, agregando valor aos produtos, de forma a tornar o trabalho mais rentável também. As artesãs foram adoráveis e aceitaram bem esse aprimoramento da qualidade do trabalho, e com isso, atingiram um resultado positivo”, frisou Glayce.
Para exposição, foram usados materiais como chita, taboa, tecidos que remetem a fauna e a flora da Restinga de Jurubatiba, em peças como jogos americanos, toalhas, garrafas de decoração, aventais, entre outros. A artesã Jane Borges participou do curso e disse que foi muito proveitoso e a experiência inovadora.
“As técnicas, a riqueza de detalhes e de cores, só fez abrir nossa mente, nossa criatividade. O que queremos é crescer, e isso é muito bom porque vai valorizar mais nosso trabalho”, destacou.
A coordenadora do grupo de artesãos de Quissamã, Ana Cláudia Rocha de Castro, celebrou o resultado do trabalho desenvolvido junto ao Sebrae. Para ela, a profissionalização é fundamental. “O artesão também é um microempreendedor, por isso, oferecemos essa oportunidade para que elas pudessem se aprimorar e comercializar produtos com mais identidade”, acrescentou, lembrando que a ideia agora é viabilizar também um curso para confecção de produtos de Natal.
A Prefeitura de Quissamã vai disponibilizar as barracas para as artesãs, todas as quartas-feiras, para que realizarem a exposição junto com a Feirinha da Roça que já acontece no local. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda, Fabiano Barreto, destacou que também será realizada uma feira de artesanato maior, uma vez ao mês.
“Temos que valorizar muito esse tipo de trabalho. A alegria das artesãs é perceptível em poder mostrar um produto mais aprimorado e isso traz uma grande satisfação para todos nós”, complementou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário