ARTESANATO DE QUISSAMÃ SE APRESENTA DE “CARA NOVA” EM EXPOSIÇÃO NO CENTRO
GRUPO DE ARTESÃS DO MUNICÍPIO EXPÔS TRABALHOS DESENVOLVIDOS DURANTE CURSO PROMOVIDO EM PARCERIA COM O SEBRAE
Em todo o período do curso, as artesãs trabalharam com o tema: Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Segundo as consultoras do Sebrae, Glayce Mendes Carneiro e Glayde Mendes Cordeiro, que estiveram presentes na exposição, o grupo foi bem receptivo quanto às técnicas de processo criativo recebidas no curso.
“A ideia era dar uma cara nova ao artesanato da cidade. Coordenamos a cartela de cores e outras técnicas para dar mais visibilidade, agregando valor aos produtos, de forma a tornar o trabalho mais rentável também. As artesãs foram adoráveis e aceitaram bem esse aprimoramento da qualidade do trabalho, e com isso, atingiram um resultado positivo”, frisou Glayce.
Para exposição, foram usados materiais como chita, taboa, tecidos que remetem a fauna e a flora da Restinga de Jurubatiba, em peças como jogos americanos, toalhas, garrafas de decoração, aventais, entre outros. A artesã Jane Borges participou do curso e disse que foi muito proveitoso e a experiência inovadora.
“As técnicas, a riqueza de detalhes e de cores, só fez abrir nossa mente, nossa criatividade. O que queremos é crescer, e isso é muito bom porque vai valorizar mais nosso trabalho”, destacou.
A coordenadora do grupo de artesãos de Quissamã, Ana Cláudia Rocha de Castro, celebrou o resultado do trabalho desenvolvido junto ao Sebrae. Para ela, a profissionalização é fundamental. “O artesão também é um microempreendedor, por isso, oferecemos essa oportunidade para que elas pudessem se aprimorar e comercializar produtos com mais identidade”, acrescentou, lembrando que a ideia agora é viabilizar também um curso para confecção de produtos de Natal.
A Prefeitura de Quissamã vai disponibilizar as barracas para as artesãs, todas as quartas-feiras, para que realizarem a exposição junto com a Feirinha da Roça que já acontece no local. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda, Fabiano Barreto, destacou que também será realizada uma feira de artesanato maior, uma vez ao mês.
“Temos que valorizar muito esse tipo de trabalho. A alegria das artesãs é perceptível em poder mostrar um produto mais aprimorado e isso traz uma grande satisfação para todos nós”, complementou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário