Companhia Municipal de Dança apresenta o espetáculo “Degraus”
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 04/10/2015 11:03
Os versos sofridos de “Degraus do Inferno”, escritos pelo poeta Rui Barata, foram a inspiração para o primeiro espetáculo da Companhia Municipal de Dança, em 2006. Para comemorar os nove anos de criação, a Companhia apresentou neste sábado, 03, no Teatro Cláudio Barradas, uma releitura de “Degraus” com a participação especial da cantora Simone Almeida. A Companhia Municipal de Dança faz parte da Coordenação de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, da Prefeitura de Belém.
Com uma concepção artística que mistura a linguagem moderna e contemporânea da dança, “Degraus” fala da paixão - seja ela carnal ou não - que move o ser humano. Da paixão que traz felicidade, que se transforma em loucura, da paixão capaz de ser euforia e logo depois tristeza.
Essa versão do espetáculo teve poucas modificações em relação à montagem original, um desafio para os 12 bailarinos que estiveram em cena, já que nenhum deles participou da primeira apresentação. “Decidimos que seria interessante para esta nova geração de bailarinos vivenciar este trabalho que, na época da sua construção, foi marcante para todos nós professores e primeira formação de bailarinos”, explica a professora Ellen Cavalcante, que assinou a direção artística.
Clariane Machado, 23 anos, está há sete anos na Companhia Municipal de Dança. Ela já participou de dezenas de coreografias, mas não escondia a ansiedade antes de entrar no palco. “É uma honra porque foi o começo de tudo, o primeiro espetáculo da Companhia, a primeira experiência das professoras, então é uma honra estar participando desse momento. É inexplicável, é único”, comenta.
A ansiedade de Clariane é proporcional ao desafio de revisitar uma obra que marcou a primeira geração de bailarinos da Companhia. Ellen Cavalcante explica que remontar um trabalho que já tem um repertório de movimento pode parecer fácil, mas não é. “Para a construção do repertório coreográfico realizamos muitos laboratórios de pesquisa de movimentos para depois chegarmos ao roteiro final. Foi um trabalho intenso e os bailarinos, na época, se entregaram de corpo e alma na realização do processo”.
A música instrumental foi a base da trilha sonora do espetáculo, mas dois dos maiores sucessos de Rui Barata marcaram a apresentação na voz da cantora Simone Almeida, especialmente convidada para essa nova versão de “Degraus”. “Receber esse convite foi maravilhoso, primeiro porque sou apaixonada por dança. Houve um momento da minha vida que eu queria fazer dança, mas tive que optar pela musica. Estou muito feliz de poder cantar a obra do Rui Barata que é um compositor que sempre admirei e sempre cantei nos meus shows. Estou honrada com o convite”, afirmou a cantora que interpretou “Pauapixuna” e “Foi assim”.
O secretário Deivison Alves, em nome do prefeito Zenaldo Coutinho, parabenizou as professoras e os bailarinos da Companhia Municipal de Dança pelo esforço em realizar o espetáculo. “É um presente muito grande para a nossa cidade que está indo rumo aos 400anos, muito bem organizado e realizado. Obrigado pela confiança no trabalho que tem sido feito pela Prefeitura de Belém, é uma honra participar de um evento desse que emociona a todos”, finalizou o secretário.
Texto: Fabiana Cabral
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL)
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário